Restaurante Popular é reaberto com refeições gratuitas

24/05/2022 16:07:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Moisés Bruno

Almoço será servido de segunda a sexta-feira

“Agora não preciso mais capinar para comprar comida. É um dia muito feliz na minha vida”, afirmou Eliane Matos, 62 anos, enquanto aguardava a vez para almoçar no Restaurante Popular Andrea Vasconcelos Meirelles, no Bairro Aroeira, que foi reaberto nesta terça-feira (24). Ela disse que vive com auxílio mensal de R$ 400,00 junto com uma filha e seis netos - a neta mais velha de 17 anos está grávida de oito meses. “Poder almoçar aqui todos os dias, e sem pagar nada, é uma tranquilidade para nós. Muitas vezes eu fiquei só com 11 Reais para a gente comer. Agora a nossa vida será melhor”, completou.

O restaurante foi reaberto pelo prefeito Welberth Rezende, acompanhado da sua mãe, Cirlene, e da primeira-dama e coordenadora do Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Social (Pró-Bem), Quelen Rezende. “Este é o projeto social mais importante, porque o alimento garante dignidade às pessoas. Trabalhamos intensamente todos os dias para que este espaço fosse entregue à população que precisa. E já estamos trabalhando para inaugurar o próximo Restaurante Popular, no Bairro Lagomar, e a Padaria do Povo, com café da manhã para a população”, afirmou Welberth durante a solenidade que aconteceu na rua lateral para que todos os presentes pudessem participar.

O prefeito destacou que os projetos sociais são prioridade, e um dos marcos tem sido a geração de empregos. ”Muitas pessoas perderam seus familiares na pandemia, perderam seu emprego, adoeceram e precisamos dar dignidade a elas”, pontuou.

Para a primeira-dama o termo “acolher” é o que melhor define o Restaurante Popular. “Este espaço tem a missão de acolher quem precisa porque a fome não espera. O frio também não, por isso estamos realizando a campanha do agasalho. A população alimentada e agasalhada significa o melhor que podemos oferecer ao próximo. Agradecemos aos parceiros, como a Câmara Municipal, empresários e cidadãos que são importantes colaboradores do nosso trabalho”, enfatizou Quelen.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Acessibilidade e Direitos Humanos, Fabrício Afonso, destacou que a entrega do restaurante é um marco. "Sabemos o quanto este espaço representa para a vida de muitas pessoas que agora têm garantido o almoço de qualidade. E o governo continua trabalhando em novos projetos sociais para atender quem precisa", enfatizou.

Durante o evento, a família da advogada e ex-secretária de Desenvolvimento Social do município, Andréa Meirelles, que deu nome ao restaurante, recebeu homenagem.

Estiveram presentes ao evento, também, o vice-prefeito, Célio Chapeta; o presidente da Câmara, Cesinha, e demais vereadores, e todo o secretariado municipal. “Estão sendo implementados projetos que realmente mudam para melhor a vida das pessoas. Este é um desafio diário”, concluiu Cesinha.

Além das pessoas que aguardavam na fila a reabertura do restaurante, uma multidão ocupou a Rua Gastão Henrique Schueler, e a lateral, para acompanhar o evento. Após o desenlace da fita e o descerramento da placa foram servidas as primeiras refeições. O prefeito recebeu a primeira refeição e almoçou junto com a família no refeitório coletivo.


Espaço funciona de segunda a sexta-feira


O Restaurante Popular funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, com almoços gratuitos, cardápio balanceado, suco e sobremesa. O objetivo é atender cidadãos vulnerabilizados socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional.

A unidade conta com amplo refeitório, cozinha industrial com área de higienização separada do preparo dos alimentos, sanitário com acessibilidade para deficientes físicos, entre outras dependências. São 30 funcionários trabalhando por dia, entre copeiros, cozinheiros e nutricionistas, no preparo do cardápio e atendimento ao público. A área total do espaço é de 1.055 metros quadrados.

O cardápio será exposto diariamente na frente da unidade, e no interior, às 7h. Para ser atendido no restaurante é necessário ter uma senha, que será distribuída todos os dias cinco minutos antes da abertura para o almoço, em área coberta, na entrada do restaurante.


Localização: Rua Gastão Henrique Schueler, 153. Aroeira. Atende diariamente no horário das 11h às 14h.