logo

Perguntas Frequentes - Recursos Hídricos


E qual a importância do Rio Macaé?

Resposta: Atualmente o Rio Macaé abastece Macaé e Rio das Ostras. Vale lembrar também a importância que o rio representa para componentes da flora e fauna regional, como o abrigo de peixes por exemplos.


O que já está sendo feito em prol do Rio Macaé?

Resposta: Há os projeto de recuperação de nascentes e revitalização do antigo leito do Rio Macaé. Este último está sendo feito junto com o INEA para aplicação de uma dragagem nos pontos mais relevantes devido a seu assoreamento e já foi aprovado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas Macaé e das Ostras (CBH-MACAÉ E DAS OSTRAS).


Onde é feito o tratamento da água?

Resposta: É feito na CEDAE localizada em Severina, no baixo curso do rio.


Onde se dá a localização do Rio Macaé?

Resposta: O Rio Macaé nasce na Serra de Macaé de Cima, próximo ao Pico do Tinguá a cerca de 1.660m de altitude, no interior do Parque Estadual dos Três Picos e do município de Nova Friburgo. Trata-se de uma região com relevo acidentado, onde existe uma paisagem exuberante, formada por encostas, montanhas e grotas, gerando rios encachoeirados de rara beleza. Os pontos culminantes são a Pedra do Faraó (1719 m), a Pedra de São Caetano (1657 m) e a Pedra Bicuda (1499 m) (COELHO, 2000). Rio Macaé flui na direção leste-sudeste, alcançando o município de Macaé ainda encachoeirado, na localidade de Barra do Sana e a partir desse ponto serve de divisa com Casimiro de Abreu até o córrego do Retiro. Desse limite em diante, seu curso corre dentro do limites do município de Macaé, através da baixada, até chegar à sua foz no Oceano Atlântico, onde está situado o centro urbano da Cidade( FREITAS, 2011).


Os insetos (Chironomidea), colonizados na LAGOA IMBOASSICA são prejudiciais à saúde humana?

Resposta: Esses mosquitos destacam-se, sobretudo pelos densos enxameamentos. Embora não sejam sugadores de sangue (O adulto- mosquito, vive poucos dias 3 a 5 e não se alimenta, desempenhando funções exclusivamente reprodutivas , o acasalamento e a postura dos ovos ), quando emergem em abundância na proximidade de áreas residenciais, recreacionais ou industriais, podem ser bastante incômodos, podendo obstruir unidades de ar condicionado, prejudicar a visibilidade em rodovias ou ainda serem inalados por humanos e animais domésticos; nas últimas décadas tem-se intensificado o estudo da família Chironomidae como causadores de alergias em populações humanas, quando suas nuvens entram em contato com olhos, boca e nariz, podendo desencadear rinites alérgicas, conjuntivite e urticária. Não são vetores de doenças, no entanto, causam os incomodos citados acima.


Quais são os afluentes do Rio Macaé?

Resposta: Afluentes da margem direita: Rio Bonito, Rio Purgatório, Rio Pedrinhas, Córrego Abacaxi, Córrego Carão, Rio Teimoso, Córrego Roça Velha, Córrego Belarmino e Rio Três Pontes. Afluentes da margem esquerda: Rio Sana, Rio do Ouriço, Rio d’Anta, Córrego Atalaia, Córrego São Domingos, Córrego Santa Bárbara, Rio São Pedro, Córrego Genipapo, Córrego e Córrego Jurumirim


Qual (is) motivo (s) para a infestação dos insetos (Chironomidea) na LAGOA IMBOASSICA ?

Resposta: Chironomidae é uma família de mosquitos da ordem Diptera que colonizam todos os ambientes aquáticos como rios, riachos, lagos, fitotelmas de plantas, poças de água temporárias, estações de tratamento de esgoto entre outras na sua forma jovem como larva. Alguns grupos e/ou espécies são conhecidos por habitar somente águas com boa qualidade ao passo que alguns são considerados extremamente resistentes a ambientes altamente poluídos/ou rico em matéria orgânica em decomposição , como exemplo, a Lagoa de Imboassica, e no quadro atual desta, as espécies que toleram este ambiente aumenta consideravelmente, e a população dos predadores naturais, como peixes, rãs, sapos,aves,etc., é insuficiente para fazer o controle natural : motivo para a infestação desses insetos.