Turismo de Negócios


Banner do conteúdo
O turismo de negócios já está consolidado na cidade, que recebe empresários e trabalhadores da indústria offshore todos os dias. Macaé tem hoje o maior parque hoteleiro do interior do estado, com cerca de quatro mil leitos, distribuídos em aproximadamente 100 hotéis e pousadas. O turismo de negócios, setor que cresce de 6% a 9% ao ano, corresponde a 71% do setor e a 10% do PIB do município.

Por Macaé possuir um amplo polo gastronômico, para aquecer ainda mais o setor turístico, em 2008, um grupo de empresários e comerciantes de Macaé criou a Associação Empresarial e Turística de Macaé, nomeada por Macaé Convention Visitors Bureau (Macaé CVB).

O Macaé CVB contabiliza iniciativas para o desenvolvimento do turismo de lazer e de negócios na cidade. Entre elas estão: o guia oficial do turismo local, a criação do Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros e de eventos que hoje fazem parte do calendário oficial da cidade, como o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia e a Feira Internacional de Artesanato (INTERART/Macaé).

A infraestrutura existente no município, como o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), a Rede de Hotelaria e Gastronomia, o Aeroporto com voos regulares, a ligação rodoviária entre as principais cidades da região sudeste do País são alguns fatores que ajudam a impulsionar o turismo em Macaé.

O Macaé Centro, a cada dois anos, sedia a terceira maior feira offshore do mundo, a Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás. O evento é realizado em Macaé por ser base das operações e responsável por mais de 80% da exploração Offshore do Brasil. O evento atraiu em 2013, uma visitação superior de 51.000 profissionais e 700 expositores, sendo 155 internacionais.

A cidade recebe eventos nacionais e também internacionais. Macaé é uma das quatro cidades do Rio de Janeiro pré-selecionadas pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 como potenciais candidatas a servir como Centro de Treinamento de Seleções, antes e durante a competição.


Rede hoteleira

De acordo com o Convention Visitors Bureau, Macaé possui 84 hotéis e pousadas na cidade e na serra. São 4.100 quartos com excelentes recursos de conforto e de interatividade eletrônica, a maioria dos quartos é de hotéis de rede nacional e internacional.

A rede conta com cerca de dez mil leitos para hospedagem. Os grandes hotéis se concentram nas orlas das praias dos Cavaleiros, Campista e Imbetiba. A taxa de ocupação media supera 80% durante todas as semanas do ano, atingindo 100% de segunda a quinta-feira.

O motor que impulsiona estes números é a cadeia produtiva de petróleo e gás, além de setores como a energia termoelétrica, construção civil e comércio de bens e serviços. Encontram-se em construção e em fase de licença mais cinco novos hotéis, que juntos irão ofertar cerca de 500 novos quartos, ampliando consideravelmente a rede atual, com prazo de entrega até o final de 2014.