Macaé +20 lançará painel ‘Nossos compromissos para uma cidade sustentável’ na próxima terça

24/04/2024 16:49:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Evento será promovido no dia 30, a partir das 8h, no auditório do bloco B da Cidade Universitária

Com o tema “Nossos compromissos para uma cidade sustentável em Macaé”, o Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim) promoverá, no dia 30 de abril, a partir das 8h, mais um encontro do projeto Macaé + 20. O evento acontecerá no auditório do bloco D da Cidade Universitária e terá os lançamentos do e-book do Caderno I (diagnóstico) e do hotsite, além do painel “Governança Municipal Frente aos Compromissos com o Desenvolvimento Sustentável”. O credenciamento inicia às 8h30.

De acordo com o gerente do Egim, Romulo Campos, o encontro tem o objetivo de realizar o aprofundamento de um debate relevante para a construção do futuro da cidade. “O enfrentamento dos desafios da sociedade, remete a um compromisso com o crescimento e o desenvolvimento sustentável e o papel das organizações públicas neste contexto”, frisa.

A coordenadora de Indicadores e Metas do Egim, Scheila Abreu, destaca que o painel reunirá em mesa temática um corpo composto de autoridades e profissionais, que terão a oportunidade de compartilhar o esforço que vem sendo desenvolvido nas políticas públicas.

“Realizar ações integradas e sustentáveis em âmbito local é um desafio que deve incluir as instituições e serviços públicos, o setor privado e toda a sociedade civil. O estabelecimento de posições estratégicas, na ampliação dos canais de diálogo e de participação entre a sociedade civil organizada, a academia e a gestão pública favorece o aperfeiçoamento da gestão, dos serviços ofertados, contribuindo diretamente para melhorar a vida da população”, afirma Scheila.

O evento contará com a presença da Secretária Executiva da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Lavito Person Motta Bacarissa; do prefeito de Macaé, Welberth Rezende; do professor e diretor da UFF em Macaé, Juliano Alves; do representante do Líder Norte e da iniciativa privada, Glauco Nader; e da doutora em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora adjunta do Instituto Politécnico da UFRJ - Macaé/RJ, Gisele Silva Barbosa.

Macaé + 20

A iniciativa visa ao planejamento estratégico do município ao considerar o gerenciamento dos recursos e o alcance das metas planejadas. Após a fase de diagnóstico, o projeto está finalizando o Caderno II, que evidencia como os problemas diagnosticados serão resolvidos de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – um pacto global.

O Macaé + 20 ainda terá a terceira etapa, o caderno III, que será o monitoramento e avaliação de todo o trabalho para garantir a execução do que foi programado. Além disso, o projeto é realizado por técnicos das secretarias, com a parceria das universidades, especialmente da UFF e da UFRJ, que ofereceram todo suporte para aprimorar a iniciativa. Foram realizados sete fóruns intersetoriais, um seminário aberto ao público, 15 oficinas de capacitação e de nivelamento de informação e várias rodas de conversa.