logo

Campanha de prevenção ao piolho prossegue neste semestre letivo

21/07/2012 15:12:00 - Jornalista: Joice Trindade

A campanha de prevenção à Pediculose na rede municipal de ensino será reiniciada no dia 30 de julho, data marcada para a volta às aulas. O trabalho é fruto de uma parceria das equipes do Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas, vinculado à Saúde Coletiva, em conjunto a Subsecretaria de Educação, Saúde, Cultura e de Meio Ambiente da Secretaria de Educação.

Como no ano letivo de 2011 a maior parte das unidades municipais de ensino que funcionam em horário integral recebeu a campanha contra a Pediculose, este ano a ação vai atender escolas dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental que funcionam em horário parcial. A visita da equipe do programa é agendada de acordo com as solicitações dos dirigentes de escolas, que mediante o interesse procuram a coordenação de Saúde do Escolar, na sede da Secretaria de Educação.

Durante a realização da campanha, a finalidade é distribuir gotas homeopáticas de combate ao piolho e destacar orientações preventivas. Informações quanto à eliminação dos piolhos, como mais higiene, pentes e produtos ideais, incluindo dados sobre os que podem causar alergias nas crianças, também são repassadas.

- Essa é uma iniciativa que destaca a importância do programa de saúde, promovendo ações de prevenção, palestras, oficinas, atividades no ambiente escolar. Isso acaba contribuindo ainda mais para a formação da cidadania. Existe hoje todo um trabalho interdisciplinar que é levado à escola, pois proporciona uma melhor qualidade de vida a todos – disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

O piolho do couro cabeludo (Pediculus humanus capitis) é um inseto que se alimenta do sangue das pessoas e reproduz-se com rapidez. Transmitido de uma pessoa para outra, ele se instala na base do cabelo, onde deposita seus ovos, as lêndeas, fáceis de serem reconhecidas e que se diferem da caspa porque ficam grudadas no pelo.

A infestação ocorre mais em crianças, principalmente porque, ao frequentar a escola, estão em contato com outras crianças: “A campanha de combate ao piolho é de fundamental importância para a vida saudável do aluno. Assim combatemos, consequentemente, o mau desempenho escolar por causa de sintomas, como coceira, noites mal dormidas e que geram a falta de concentração. Nos casos mais graves, até mesmo uma anemia pode ser provocada”, ressaltou Marilena Garcia.

Para a subsecretária de Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves, a parceria entre as secretarias municipais segue a proposta de reforçar a qualidade do ensino e manter a saúde dos estudantes: “A união entre a educação e saúde é essencial. Diante de campanhas como esta, as pastas contribuem para multiplicar informações, prevenir de problemas de saúde e, sobretudo, na formação integral dos estudantes”, concluiu.