Curso de suporte básico e avançado de vida em Pediatria
O Hospital Público de Macaé (HPM), através de seu Departamento de Educação Continuada (DEC), promove na próxima quarta-feira (19), das 10h às 14h, no Centro de Estudos Dr. Manoel do Carmo Losada, o curso de suporte básico e avançado de vida em Pediatria.
Iniciando as atividades educativas de 2011 do HPM, o curso segue as novas diretrizes da American Heart Association (AHA). O palestrante é o mestre em Saúde da Criança, o médico Rafael Vicente e abordará o programa de reanimação pediátrica. O objetivo é passar conhecimento sobre como proporcionar, a uma vítima, os primeiros socorros desde o momento da emergência até o resgate, decorrendo um tempo crucial.
- Hoje, está comprovado que a sobrevida de crianças vítimas de trauma ou de doenças graves é influenciada pela facilidade de acesso e qualidade do primeiro atendimento. A reanimação pediátrica inclui um grande espectro de considerações, que vão do planejamento do ambiente seguro para crianças e adolescentes, passam pela identificação precoce das situações de risco, pela qualidade dos cuidados pré-hospitalares e hospitalares, até a disponibilização de serviços de recuperação e reabilitação diferenciados para a criança nas suas várias faixas etárias e de acordo com as suas necessidades -, afirma o especialista.
O médico ainda ressalta que a capacitação tem formato especial para atender aos profissionais de Saúde e demais áreas relacionadas. No curso também será enfatizada a necessidade do preparo para atender as vítimas de acidentes e males súbitos, dentro de protocolos de intervenção atualizados, assim, garantindo a qualidade técnica do procedimento. Até o momento, o curso Suporte Básico de Vida já capacitou mais de 200 profissionais em todo o município de Macaé.
A capacitação, que será no Auditório do Centro de Estudos do HPM, é direcionada para pediatras, médicos, enfermeiros, estudantes de medicina e enfermagem. As inscrições já estão abertas e só podem ser feitas pelo site da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (www.fmhmmacae.rj.gov.br).