logo

Macaé participa do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado

09/05/2011 16:29:34 - Jornalista: Waleska Freire

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e a vice-prefeita, Marilena Garcia, participaram nesta segunda-feira (9), da apresentação das conclusões do projeto Planejamento Estratégico do Norte e do Noroeste Fluminense do Programa de Desenvolvimento de Macaé e Região (Prodesmar). A apresentação foi feita durante audiência promovida pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio, na Assembléia Legislativa (Alerj).

A educação e o conhecimento foram pontuados pelo secretário de estado de Planejamento e Gestão, Sergio Ruy, como os principais eixos para o desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio.

- Apesar de ter apenas 43,7 mil quilômetros quadrados, o Rio possui uma enorme diversidade territorial, cultural, econômica e social. Reconhecer as especificidades de cada cidade e região é o primeiro passo para darmos o salto de qualidade em direção à diminuição da desigualdade e é por esta razão que nos reunimos hoje, disse o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo, durante a abertura do evento.

O prefeito Riverton Mussi lembrou a importância da parceria do Prodesmar em Macaé, ressaltando o projeto de Qualificação profissional de jovens e adultos não exclusiva à cadeia do petróleo, executado com apoio da prefeitura desde 2008.

- O Cetep já certificou mais de 13 mil pessoas em cursos gratuitos. O projeto Sistema de monitoramento por câmeras e despacho de viaturas (novo 190) começará a funcionar este ano, já temos 28 câmeras no Batalhão da Polícia Militar e os 30 GPS das viaturas. As obras da Central de Operações no Batalhão foram concluídas. As empresas foram contratadas para teste e aprovação do projeto técnico. Chegaram os móveis e demais equipamentos de informática, destacou.

A vice-prefeita, Marilena Garcia, lembrou do processo de elaboração do Prodesmar, iniciado em Macaé em 2007 pelo então gerente geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, Carlos Eugênio, e pelo deputado federal Jorge Bittar.

- No dia três de julho de 2008 foram assinados os cinco projetos iniciais do Prodesmar, e criado oficialmente o programa, onde a Petrobras e o poder público em suas esferas estadual e municipal têm suas contrapartidas, comentou.

O estudo, que possui mais de duas mil páginas, é fruto de uma parceria entre o Governo do estado e a Petrobras, e pode ser acessado através do site da Secretaria de Planejamento e Gestão. Durante o evento, também estiveram presentes os deputados Luiz Paulo , Sabino, Luiz Martins, Paulo Ramos, Rogério Cabral, Bernardo Rossi e Robson Leite. Fizeram parte da mesa, ainda, o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrela, o vice-presidente da Firjan, Geraldo Coutinho, e os prefeitos de Itaperuna e São João da Barra, respectivamente, Fernando da Silva Fernandes e Carla Maria Machado.

- Este plano é fundamental para os gestores públicos e privados que atuam ou venham a atuar na região, pois o foco no desenvolvimento continuado e a identificação de outras potencialidades vão além da indústria petrolífera, da extração mineral e da agricultura tradicional, disse, Marilena Garcia, mencionando a elaboração da Carteira de Projetos Estruturantes com 52 macroprojetos de curto, médio e longo prazos.

Prodesmar em Macaé

Os projetos do Prodesmar são: Qualificação profissional de jovens e adultos não exclusiva à cadeia do petróleo, executado pelo Cetep da Secretaria de Educação; Sistema de monitoramento por câmeras e despacho de viaturas (novo 190), Planejamento Estratégico do Norte e do Noroeste Fluminense, Duplicação da Rodovia Amaral Peixoto - RJ-106 - Trecho Macaé e Melhoria operacional do 9º Grupamento de Bombeiro Militar.

Câmeras de monitoramento - O projeto prevê a instalação de 28 (vinte e oito) câmeras de monitoramento, locadas conforme estudo de situação realizado pelo Comando do 32º Batalhão de Polícia Militar de Macaé (BPMRJ) e dos setores de inteligência policial, formando um circuito integrado de visualização (CFTV), que manterá uma comunicação constante com o Centro de Comando e Controle situado no prédio da Central do Brasil na cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, o quartel do 32º BPMRJ recebeu uma obra civil de acréscimo às suas instalações, para dotá-lo do Centro de Operações do Batalhão - Cobat, onde será a base das ações de comando, de controle, comunicações e de inteligência, importantes para operacionalizar as análises das imagens e informações, permitindo uma ágil tomada de decisões.

RJ-106 - O projeto da Duplicação da Rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106, Trecho Macaé, consiste em um sistema viário, dividido em três trechos. O trecho 1 fica entre Terminal da Lagoa e Cancela Preta. O trecho 2 fica entre Cancela Preta ao trevo da Praia Campista e já foi licitado. O trecho 3, que vai do Parque de Tubos até o Terminal Lagoa, visa ser duplicado, porém, não em sua totalidade, pois o trecho que vai da entrada de Macaé à área próxima ao posto de combustíveis Imboassica, já encontra-se duplicado.

Bombeiros - O projeto Melhoria operacional do 9º Grupamento de Bombeiro Militar tem por finalidade contribuir para a aquisição de aparelhamento do Corpo de Bombeiros da região de Macaé, através da transferência de recursos financeiros da Petrobras ao Estado do Rio de Janeiro para a aquisição de 02 (duas) novas viaturas, que atuarão diretamente na área de abrangência do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, este sediado em Macaé. Os Municípios atendidos pelo 9º GBM são: Carapebus, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Macaé e Quissamã.