Foto: Bruno Campos
Projeto, da Fundação Macaé de Cultura, será realizado todas as quintas-feiras em um bairro diferente da cidade
Nem o friozinho do inverno que resolveu dar o ar da graça nesta quinta-feira (4) impediu que os amigos Fernanda Amaro e Gabriel de Souza Peixoto, ambos de 10 anos, participassem do Projeto “Fazendo Mais Cultura”, lançado pela prefeitura, por meio da Fundação Macaé de Cultura, no Bairro Lagomar.
A dupla era só alegria e admiração a cada atração apresentada na tenda montada no antigo Clube Cerj. Enquanto se divertia desenhando junto com outras crianças, não desgrudava os olhos das atividades apresentadas no espaço.
- Eu gostei muito, achei esse projeto muito legal, pois aqui no bairro não temos muitas coisas assim. Isso é mais no Centro. Se tiver de novo outro evento assim por aqui eu vou participar com certeza. Gostei muito da apresentação de capoeira, mas também gostaria de ver apresentação de balé, disse Fernanda, aluna do terceiro ano do ensino fundamental.
O colega de turma, Gabriel, também demonstrou preferência pela capoeira, mas arriscava nas cores para caprichar nos desenhos. “Também gostei das brincadeiras, da pipoca... Sempre que tiver eu quero participar”, afirmou.
O “Fazendo Mais Cultura” foi idealizado pela fundação com o objetivo de descentralizar as atividades culturais promovidas pela entidade, proporcionando que moradores dos bairros mais distantes da área central, onde está a sede da fundação, também tenham acesso às atividades.
- O projeto surgiu dessa necessidade. Durante o ano que o teatro está fechado para obras, começamos a fazer essas atividades na nossa sede, no Centro. E antes de agendarmos os eventos, nós fizemos uma pesquisa nos 19 bairros selecionados nessa primeira parte do projeto, para saber o que cada comunidade gostaria de receber. Todas as quintas-feiras ate o mês de dezembro estaremos em algum bairro e com isso aproximaremos ainda mais a fundação e a comunidade, observou a presidente da fundação, Sheila Polly.
Palhaços com perna de pau, brinquedos como cama elástica, contação de histórias, distribuição de brindes, algodão doce e pipoca fizeram a alegria das crianças que participaram do evento.
- Também temos uma parceria com o projeto macaense CIEM.h², com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura, com as apresentações de hip hop, atrações circenses, que estarão em todas as realizações dessa primeira parte da agenda, ressaltou Sheila.
A coordenadora do projeto, Tarsila Poiares, comemora o sucesso da primeira edição e diz que esse projeto vai permanecer na agenda da Fundação, após a realização nos 19 bairros selecionados nessa primeira fase.
- Nós sempre trabalhamos com vertentes culturais diferenciadas que fomentem nas pessoas o desejo de participar dos projetos oferecidos pela fundação. São 19 edições até dezembro, sempre das 18h às 20h, e nesse período faremos uma avaliação de como as pessoas receberam as atividades e do que mais acrescentaremos nas próximas, observou Tarsila, lembrando a parceria que foi feita com o Programa de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, que ensina, de forma lúdica, noções de higiene para as crianças.
Agenda com os próximos eventos, sempre às quintas-feiras:
AGOSTO
11 – Praça Principal do Parque Aeroporto (Nagib Mussi Rocha)
18 – Praça Principal da Aroeira (Arlindo Mourão)
25 – Praça Principal da Fronteira
SETEMBRO
1º – Praça Principal do Botafogo (Antônio José Bichara)
08 - Praça Principal da Virgem Santa
15 - Praça Principal da Praia Campista (Gelson Dias Carvalho)
22 - Praça Principal das Malvinas
29 - Praça Principal da Barra de Macaé (Dos Pescadores)