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“Macaé Indígena” é tema do Encontro de Educação

23/03/2011 17:24:44 - Jornalista: Assessoria da Educação

Os professores e coordenadores de área da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que estiveram presentes no 4º Encontro de Educação, nesta quarta-feira (23), puderam conhecer um pouco mais sobre história das tribos indígenas que habitavam a região. No evento, voltado para os professores de Português, História e Arte do 6º ao 9º ano de escolaridade da Rede Municipal, o professor pesquisador Marcelo Abreu palestrou sobre como viviam as diversas tribos originárias da Macaé antiga.

A medida atende o cumprimento à lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o estudo da cultura indígena, além da prioridade à história de Macaé.

- O tema vem atender a lei 11.645/2008, que altera a lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB-9.394/03), para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira e indígena" - explicou o secretário Guto Garcia.

Marcelo Abreu frisou que este, inclusive, é o momento certo para tratar do tema, já que em abril se comemora o Dia do Índio. Além disso, a cultura indígena também será o tema do “Literarte” em 2011: “A nossa prioridade é a história de Macaé, já que são muitos professores de história que trabalham, Grécia, Roma, 2ª Guerra Mundial e Macaé acaba ficando para trás. O mês de abril está aí, o “Literarte” também vai tratar do tema. Então, porque vamos falar de índio americano? Vamos falar dos índios de Macaé”, disse o pesquisador.

A professora Regina Áurea da Silva Ribeiro, da coordenação de Língua Portuguesa da Semed, aproveitou para lembrar que esta foi uma boa oportunidade para aqueles que queriam conhecer um pouco mais sobre a história do município: “Muita gente não sabe muito sobre Macaé e escolhemos este tema exatamente para mudar isso, para que a partir daí, possamos torná-los uma pouco mais macaenses”, falou.

Coordenador Pedagógico de Artes, Marcelo Pereira Cucco, também ressaltou a importância do tema ter sido tratado de forma interdisciplinar: “Entendemos que estas disciplinas têm uma afinidade muito grande. São conteúdos e áreas que se completam, é uma dimensão interdisciplinar do trabalho. E é assim que deve ser de vez em quando. Em alguns momentos se pode trabalhar separado, mas em outros é importante que se trabalhe junto”, lembrou.

O encontro aconteceu em duas escolas-pólos: às 11h e às 16h30m, na Escola Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, e, às 11h, no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro. Além de Português, História e Arte, outras disciplinas, como Matemática, Língua Estrangeira, Geografia, Educação física e Meio Ambiente, também realizaram encontros. O objetivo foi atingir a segunda meta da Secretaria de Educação para este ano: “Todo aluno com aprendizado adequado à sua série”.

- No encontro, cada área procurou desenvolver o aprofundamento teórico específico quanto ao conteúdo para garantir a nossa meta dois. Além disso, também foi desenvolvido um trabalho voltado para metodologia, como diversificar a nossa prática, a nossa aula. Vamos nos reunir mensalmente com estes dois objetivos - finalizou coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Balade Aref.