Com o retorno das aulas para o segundo semestre letivo, o “Mais Educação” estará presente em mais escolas da rede municipal de ensino. Coordenado pelo Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, o programa executa diversas atividades no contraturno, colaborando com a ampliação da jornada escolar e organização curricular sob a perspectiva da Educação Integral. As atividades, que atualmente são realizadas em seis escolas, passarão a acontecer em 13 unidades a partir de agosto.
No “Mais Educação” são desenvolvidas atividades como reforço escolar de Letras ou Matemática, recreação com aulas de futsal, voleibol, futebol e xadrez, dentre outras atividades, como oficinas de Grafite, além da criação de hortas comunitárias. Tudo para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF):
- Estamos satisfeitos com o resultado do programa. A prova disso é a ampliação de suas atividades nas unidades municipais de ensino. A meta da Educação é cada vez mais reforçar a qualidade de ensino e o contexto educacional voltado para a formação da cidadania A perspectiva é reforçar o processo ensino-aprendizagem, disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Fica a critério da direção da escola, que gerencia a verba e, dentro da realidade da escola, decide as oficinas que serão ofertadas no contraturno. A verba é depositada mensalmente, durante dez meses. As escolas, que vão iniciar as atividades em agosto, já estão recebendo as verbas desde abril, para que possam se estruturar, junto aos seus coordenadores. Assim, as unidades envolvidas no programa atuam com os alunos de forma integral, que ficam até, no máximo, sete horas por dia na escola.
- As atividades do programa são semelhantes às oferecidas nas escolas de tempo integral. Os alunos estudam normalmente, na grade regular, e dentro das oficinas que são ofertadas no contraturno, retornam à escola em horários alternativos. A própria escola informa aos alunos as atividades que serão realizadas, e ele mesmo faz uma pré-inscrição na que tiver interesse, pontuou a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves.
As escolas que contarão com o programa “Mais Educação” no segundo semestre letivo são Maria Letícia Santos Carvalho, Ancyra Gonçalves Pimentel, Elza Ibrahim, Eraldo Mussi, Pedro Adami e Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, além das que serão incluídas agora, como Claúdio Moacyr de Azevedo, Carolina Curvello Benjamin, Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Leonel de Moura Brizola, Botafogo, Ciep Darcy Ribeiro e Aterrado do Imburo.
- Todo o ganho é essencial. Quando a Educação oferta outras atividades, que vão complementar as disciplinas regulares, é sempre valido. São atividades que ajudam o aluno a ampliar o seu conhecimento, pois estes eixos transversais não estão ali somente para ser um a mais,e sim para complementar os aspectos educacionais, finalizou a subsecretária.
O “Mais Educação” foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 com a finalidade de aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades optativas, que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
v