Termina nesta quinta-feira (11) o “Verão com Ciência”, que desde janeiro agita a Cidade Universitária com mini-cursos, palestras e oficinas em diversas áreas. A iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Secretaria de Educação de Macaé, além de atender à comunidade, contribuiu para a formação continuada de servidores da rede municipal das áreas de educação e de saúde.
A programação será encerrada com os cursos e oficina do Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação (Leduc), voltados para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. As inscrições ainda podem ser feitas até o horário de início dos mini-cursos, que são certificados pela UFRJ.
Na tarde desta quarta-feira, 10, a doutora Ludmila Thomé de Andrade, que coordena o Leduc juntamente com a também doutora Patrícia Corsino, abriu o ciclo de cursos do Laboratório, que pela primeira vez é ministrado em um município do interior do estado do Rio de Janeiro. Durante a palestra “Professores leitores e autores de novos gêneros discursivos”, realizada para uma platéia formada por professores da rede municipal de ensino e por estudantes de Letras, a professora explicou a proposta do grupo de pesquisa de pós-graduação da UFRJ do campi da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.
A coordenadora enfatizou a crescente preocupação das políticas públicas com a formação dos professores. “Essa intensificação é importante para se encontrar as possibilidades de ensino na escola e para proporcionar uma reflexão sobre a prática”, ressaltou. Com o objetivo de formar, capacitar e aperfeiçoar o servidor público municipal, apenas no ano passado, a Secretaria de Educação de Macaé promoveu na Cidade universitária treze cursos e cinco pós-graduações voltados para os servidores municipais com especial atenção para a área da Educação, além de outros em parceria com instituições de ensino superior, como a UFRJ.
Segundo Ludmila, o objetivo do grupo, além da pesquisa, é fazer irradiar as ações que advém desse trabalho, voltado para diferentes linguagens, mas com ênfase na linguagem escrita e na formação de professores. Ela salientou a importância do desenvolvimento da linguagem, por essa atravessar todos os âmbitos da formação escolar.
“Podemos montar um cronograma de ações com Macaé, pois buscamos essa demanda e essas respostas”, disse Ludmila. Atualmente, o Leduc é responsável pela avaliação dos volumes de literatura infantil que são distribuídos pelo Ministério de Educação às escolas públicas. O laboratório também coordena o projeto “Olimpíadas de Língua Portuguesa” no Rio de Janeiro, na formação dos professores que integram a proposta.
Estavam presentes à palestra as professoras doutorandas do Leduc Mônica Fernandes e Cláudia Pimentel e o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé, Joelson Tavares. Ainda integra a equipe do Leduc em Macaé a mestranda Elizabeth Lúcio.
Programação
O tema “As concepções de linguagem no ensino da leitura e da escrita no ensino fundamental” será trabalhado das 8h às 12h e das 13h às 17h. A oficina “A revisão como peça fundamental no processo de aprendizagem da escrita de gêneros discursivos” acontece das 13h às 17h. O último curso será “Espaços da literatura na escola”, ministrado das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também acontece nesta quinta-feira, às 18h, fechando o “Verão com Ciência”, a apresentação “Musiciência”.