O 1º Fórum de Educação Preventiva, realizado nesta segunda-feira (09), no Teatro Municipal, mostrou a união das secretarias Especiais de Saúde e de Educação para educar de maneira preventiva os jovens do município. Durante o discurso de apresentação a coordenadora do Programa DST/Aids, Vera Andrade, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre representantes dos segmentos institucionais para educar os jovens da geração atual.
A coordenadora falou também sobre o objetivo principal do Fórum. “Este evento tem como principal objetivo estimular a incorporação das ações de educação preventiva para DST/HIV/Aids nos projetos político-pedagógicos das escolas”, afirmou a coordenadora do programa.
A primeira mesa debateu a Educação Integral e a Inclusão Social. Além de Vera Andrade, a mesa foi composta pela professora Sônia Santos, fundadora do movimento Corafro e professora de pós-graduação que falou sobre o tema “Etnia e Inclusão Social”. Em seguida, Francisco Carlos Gomes, mestre em educação brasileira, abordou a “Construção de uma escola para todos”; Logo após, Magda Soraia (representante do Grupo Girassol), Inês Maria (Centro de Valorização da Vida) e Jorge Aziz, secretário Especial do Desenvolvimento, falaram de “Territorialidade e Cidadania”.
Seguindo com o fórum, aconteceu a mesa redonda com o tema Vulnerabilidade e Prevenção, com os sub temas: Vulnerabilidade das pessoas jovens a DST/ HIV/ Aids debatido pela assistente social do PM DST/ HIV/ Aids, Roselle de Andrade; e Síndrome de Burn – out (a desistência do educador) debatido pela diretora técnica do CTA, Drª Júlia Cristina.
Após o almoço, houve apresentação de projetos de inclusão social e mesa redonda com o tema principal Diversidade Sexual e Cultural, com os sub temas: Identidade, Sexualidade e Gênero, com a conselheira do Grupo Arco-íris, Heliana Hemetério; e O desafio da construção de novos paradigmas, com a educadora e coordenadora do Movimento Cidadãs Posithivas do Rio de Janeiro, Maria Aparecida Lemos.
Além da apresentação do Projeto Educação Preventiva nas escolas, foi debatido o tema “Saúde e prevenção nas escolas” (SPE) com Carlos Lemos da Secretaria Estadual de Saúde, tendo como moderadora a psicóloga do Centro de Referência do Adolescente de Macaé (CRA), Roberta Batista Silveira. A palestra de encerramento, que teve como tema “Corporeidade e Cidadania – ressignificando sexualidade – drogas e direitos humanos”, foi proferida por Domiciano Siqueira.
O evento foi realizado em parceria com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e a secretaria Especial de Educação.