A criatividade em forma de música, assim, Benedito Lacerda foi escrevendo sua história e fazendo de Macaé, sua cidade Natal reconhecida mundo afora. Nascido em 14 de março de 1903, o flautista, compositor e maestro, começou a tocar de “ouvido” desde pequeno e teve a Sociedade Musical Nova Aurora como grande inspiração, já que morava próximo à instituição e costumava ouvir os ensaios e apresentações da Banda. Anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro onde aprofundou seus estudos e sua carreira acadêmica, e criando laços com grandes parceiros como Carmen Miranda e Pixinguinha.
O trabalho de Benedito contribuiu para o fomento do samba na música popular brasileira e para atuação profissional dos músicos, tendo também um importante papel na defesa dos direitos autorais como presidente da Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música, ocupando o cargo por duas vezes
O domínio da flauta fez com que Benedito se destacasse no cenário musical no Brasil e no mundo, sendo dele o som produzido pelo personagem Zé Carioca, no filme da Disney, tendo sido recomendado pessoalmente pelo próprio Walt Disney.
“Benedito Lacerda criou os parâmetros do conjunto regional, como era conhecido o grupo que acompanhava os cantores, todos brigavam para ter ele. Ele brilhou na era de ouro da rádio entre os anos 1940 e 1950, estando presente na primeira transmissão de rádio do Brasil e, depois, na primeira da TV também. Era um popstar da época e, junto com Herivelto Martins, foi o primeiro artista brasileiro a comprar um avião”, detalha Ruben Almeida Pereira, pesquisador de Música Popular Brasileira.
Nos registros do livro de visita da Nova Aurora é possível encontrar dedicatórias de amor à instituição como:
“À Nova Aurora, deixo aqui meu coração para o resto da minha vida” – Benedito Lacerda, 25/02/1941
“À minha velha Nova Aurora, a inspiração da minha vida, a causa direta da minha arte, aqui fica o meu coração com muita gratidão - Benedito Lacerda 13/03/1947.