Reconhecer que toda violência contra a mulher ainda é gritante, foi a ideia central que motivou a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da subsecretaria de Políticas para Mulheres, a organizar extensa programação para debater o assunto. O tema: "16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", começa a ser realizado no dia 21 de novembro, com palestras, Dia da Beleza, Encontro com as Famílias e o Lançamento da Campanha Laço Branco em comemoração ao Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres.
De acordo com a subsecretária de Políticas sobre Mulheres, Renata Graça de Oliveira, o evento foi organizado em parceria com várias secretarias da prefeitura. O início da programação foi escolhido para contemplar também as comemorações do "Dia da Consciência Negra" (20 de novembro).
- É um momento de discutir todos os tipos de violência contra a mulher. Seja ela negra, por ter algum tipo de deficiência, ou a que sofre discriminação em seu local de trabalho. Ainda podemos constatar que muitas que ocupam cargos de destaque possuem muita responsabilidade, no entanto, ganham menos que os homens. Outro ponto alto da nossa programação será o lançamento da "Campanha do Laço Branco", criado para homenagear 14 mulheres assassinadas, em 06 de dezembro de 1989, porque cursavam engenharia, em Montreal. Em função desse crime, um grupo de homens decidiu se organizar para dizer que existem homens que repudiam esse tipo de atitude e elegeram como símbolo da luta um laço branco, explica com detalhes.
Renata enfatiza que o evento tem o objetivo também de estabelecer um elo simbólico entre a violência contra as mulheres e os direitos humanos, fortalecimento da autoestima da mulher e seu empoderamento como condições para sair das situações de violência. Mostra que a violência não diz respeito apenas às mulheres, mas a todas as pessoas que acreditam que uma vida livre de violência é o primeiro passo para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Origem da campanha
No Brasil a campanha é iniciada em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a importância da inclusão desta data não se resume somente na história da cultura negra no Brasil, mas na tripla discriminação sofrida pela mulher negra, que se baseia numa opressão de gênero, raça e classe social.
Seguindo a cronologia histórica, o dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, é marcado pelo assassinato brutal das irmãs Minerva, Pátria e Maria Tereza, pela bravura de “Las Mariposas”, como eram conhecidas, uma vez que utilizavam este nome secreto nas atividades clandestinas, na tentativa da busca pela liberdade política do país, em oposição a Rafael Leônidas Trujillo, ditador que governou com mãos de ferro a República Dominicana, entre o período de1930 a 1961, o qual matava todos os seus opositores.
Em 1º de dezembro de 1988, por ocasião do Encontro Mundial de ministros de Saúde de 140 países, que ocorreu em Londres, foi criado o Dia Mundial de Combate à Aids em com o objetivo de mobilizar os governos, a sociedade civil e demais segmentos no sentido de incentivar a solidariedade, a reflexão sobre as formas de combater a epidemia e o preconceito com os portadores de HIV. As estatísticas indicam crescimento significativo e preocupante de casos de mulheres contaminadas, inclusive no Brasil, fato que levou o Governo a lançar o Plano de enfrentamento da feminização da AIDS e outras DST’s.
A Campanha dos 16 dias de Ativismo é encerrada por uma das datas mais importantes, O Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela ONU, como resposta à barbárie praticada pelo nazismo contra judeus, comunistas e ciganos e ainda às bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre Hiroshima e Nagazaki, matando milhares de inocentes. Posteriormente, os artigos da Declaração fundamentaram inúmeros tratados e dispositivos voltados à proteção dos direitos fundamentais.
A campanha conta com a parceria de vários órgão municipais: Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial (Cepir), Subsecretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Subsecretaria do Idoso, Subsecretaria da Infância e Juventude, Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção a Pessoa com Deficiência, Fumdec, Cemeaes, Secretaria de Trabalho e Renda, Cetep, Educação e Saúde (Grupo Grutas), Programa Municipal de DST/Aids, Guarda Municipal de Macaé e Secretaria de Mobilidade Urbana.
Programação
Dia 21
18h- Ciranda de Papo e Memória com o tema: "Cabeça de nego: Que consciência é essa?"
Local: Solar dos Mellos
Realização: Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial
Dia 23
10h às 17h- Saúde da cabeça aos pés
Local: Bairro Lagomar
Realização: Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial
Dia 25
14h- Palestra sobre violência doméstica: mulher e idoso
Local: Centro de Convivência do Idoso
Parceria: Subsecretaria Municipal do Idoso
Dia 26
9h- Palestra sobre violência doméstica contra a mulher
Local: Programa DST/Aids Rua velho Campos, 354, Centro
Parceria: Programa Municipal de DST/Aids
Dia 27
14h- Dia da Beleza
Local: Macaé Facilita de Córrego do Ouro
Parceria: Cras de Córrego do Ouro, Fumdec, Cemeas, Cetep, Educação e saúde/Gupo Grutas
Dia 28
17h- Encontro com familiares dos adolescentes assistidos pelo Criaad
Local: Centro de Recursos Integrados de Atendimento do Adolescente- Avenida Latiff Mussi Rocha, 235-295- Visconde de Araújo
Parceria: Subsecretaria Municipal da Infância e Juventude
Dia 29
8h- Café de manhã
Local: Centro POP - Rua José Bruno de Azevedo, 99, Centro
Parceria: Subsecretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Dia 03 de dezembro
8h às 17h- Sala de espera de sensibilização e convergência entre os temas Mulher e Pessoa com Deficiência
Locais: Catan, Núcleo de Saúde Mental, Secretaria de Trabalho e Renda, Bolsa Família, Centro de Saúde Jorge Caldas e Pronto Socorro Municipal do Aeroporto
Realização: Subsecretaria Municipal de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência
Dia 06 de dezembro
8h- Lançamento da Campanha do Laço Branco em comemoração ao Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres
Local: Guarda Municipal de Macaé e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
Parceria: Guarda Municipal de Macaé e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
Dia 09 de dezembro
9h às 21h- Feira de Economia Solidária
Local: Praça Veríssimo de Melo
Realização: Secretaria Municipal de Trabalho e Renda
Dia 10 de dezembro
8h às 12h- Capacitação dos técnicos da Rede de proteção e Assistência a Mulher Vítima de Violência Doméstica- monitores do Centro de Convivência do Idoso e da Coordenadoria de Grupos da Terceira Idade
Local: Centro Administrativo Luiz Osório- Cealo- Avenida Presidente Sodré, 466, Centro