A 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Macaé teve início na sexta-feira (30), no auditório do Cefet/ UNED, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, Km 164- Imboassica. A abertura do evento contou com o representante do prefeito Riverton Mussi; o secretário Especial de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Papes; o secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery; representando a Câmara Municipal de Macaé, a vereadora Marilena Garcia e ainda o secretário Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz.
Na solenidade de abertura, o secretário Juvêncio Papes destacou a importância do título-tema: “Aquecimento Gobal- Responsabilidade de Todos”, onde todo o mundo, principalmente a cidade de Macaé sofre influências desse fenômeno.
Já Henrique Emery disse que o encontro é importante para que a sociedade se mobilize e possa tirar soluções e principalmente Políticas Públicas voltadas para o desenvolvimento ambiental sustentável. “Queremos agradecer a Petrobras que ajudou na realização da conferência através de sua logística e capital intelectual”, ressaltou.
A representante da Câmara Municipal de Macaé, a vereadora Marilena Garcia, também destacou a importância do encontro, enfatizando a participação de todos para uma conscientização ambiental para evitar futuramente danos maiores à natureza.
No sábado (1º) os trabalhos tiveram início às 9h com a aprovação do Regimento Interno. Em seguida foram apresentados painéis sobre “Responsabilidade Sócio Ambiental” com o professor Valdo Marques, PHD em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ele destacou a participação do 2º Setor na colaboração da preservação do meio ambiente.
De acordo com ele, existem empresas que já estão preocupadas com a problemática e se empenham em adotar medidas sócio-ambientais corretas. Valdo Marques sugeriu que as empresas podem aproveitar o tema e adquirir novas oportunidades de negócios e buscar alternativas de bens e serviços; introduzir novas cadeias produtivas, proporcionando um ambiente mais saudável e uma boa imagem perante a sociedade.
Em seguida, foram apresentados outros painéis temáticos com os técnicos da secretaria Executiva de Meio Ambiente. A partir das 14h, houve oficinas simultâneas com os temas: Resíduos; Impactos Ambientais em Agro-ecossistemas; Unidades de Conservação e Áreas de Preservação Permanente (UCs e APPs); Sistema Municipal de Meio Ambiente e Controle Social e Setor Empresarial e Responsalidade Sócio-ambiental. Encerrando as atividades de sábado houve uma programação ambiental.
No domingo (2) foi realizada, às 9h, a Assembléia Geral e em seguida, a eleição do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; apreciação de trabalhos e eleição dos Delegados para Conferência Regional e Estadual.