2ª Edição do “Crochetando Possibilidades” traz informações sobre Cúrcuma

21/06/2024 12:51:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

As participantes aprenderam sobre os benefícios da Cúrcuma e com se faz um porta copos de crochê

O Programa Cidade da Melhor Idade em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou na manhã desta sexta-feira (21), a 2ª Edição do projeto “Crochetando Possibilidades”, que tem como objetivo levar a arte do crochê a todos, com informações sobre plantas medicinais e alimentação funcional para uma melhor qualidade de vida.

A coordenadora do Programa da Melhor Idade, Magali Oliveira, conta que as atividades estão tendo uma boa participação das pessoas.



“A nossa intenção é realizar os encontros quinzenalmente. Nesta sexta-feira (21), as participantes tiveram a oportunidade de aprender como fazer um porta copos de crochê. Já na primeira edição, elas aprenderam um protetor de caneca”, disse.



Ela acrescentou ainda que quem tiver interesse em participar já pode fazer sua inscrição por meio do telefone: (22) 99105-3160.

A palestra foi ministrada pelas alunas Letícia Rangel, Shakira Souza e Stefany Marques do Centro Multidisciplinar da UFRJ. Elas falaram sobre os benefícios da Cúrcuma para a saúde.

A Cúrcuma também conhecida como açafrão da terra é uma planta de origem indiana e asiática e que hoje é cultivada em várias regiões do mundo.



“Ela é indicada para tratamento de resfriados, sinusite, infecções bacterianas, problemas no fígado, reumatismo, inflamações e é um potente antioxidante”, explicou Shakira Souza.



A palestrante acrescentou ainda que o pó de Cúrcuma é utilizado como condimento, em preparo de chás e também usado como corante natural para carnes, arroz, entre outros.

A aluna Ana Maria Selaibe contou que participa do Programa Cidade da Melhor Idade, há dois meses e frequenta as aulas de dança.



“É a primeira vez que participo da palestra e estou gostando muito. Achei perfeita essa parceria da Prefeitura com a universidade. A gente aprende dicas interessantes e receitas, além de ser um encontro animado e de socialização que nos mantém ativas. Estou super empolgada para aprender a fazer o porta copos de crochê”, contou.



O programa - A Prefeitura de Macaé criou o Programa Macaé Cidade da Melhor Idade por meio do decreto nº 259/2022. A Secretaria Adjunta de Governo acompanha a execução de planos, projetos, campanhas de conscientização e outras ações do governo voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa.

O trabalho é em parceria com outras secretarias e órgãos municipais. O objetivo é a promoção do envelhecimento ativo e saudável da população com medidas que contribuem para melhorar a condição de vida e bem-estar como transporte, moradia, proteção à vida, participação e inclusão social, respeito e dignidade, participação cívica, emprego, comunicação, informação, apoio comunitário, serviços de saúde e mobilidade.

Mais informações sobre as atividades e inscrições poderão ser obtidas pelo WhatsApp: (22) 99105-3160 ou comparecer na sede do programa, situada na Rua Marechal Deodoro, 564, no Centro, de segunda, quarta e sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E, às terças e quintas, até às 18h30. As atividades também podem ser acompanhadas pelo instagram @cidadedamelhoridade.


Fotos Relacionadas