Falta pouco para o 2º Fórum das Juventudes de Macaé. A programação será realizada no próximo dia 28, às 14h, no Museu do Legislativo, no Centro da cidade. Haverá duas mesas redonda e debates. O objetivo é eleger a primeira grade do Conselho Municipal de Políticas para Juventude no Município de Macaé (Cojuma). A pré-inscrição pode ser feita através do link. O museu funciona na Avenida Rui Barbosa, 361.
O Fórum será aberto às 14h, com as presenças de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de convidados. Estão previstas as presenças do Prefeito de Macaé, Welbert Rezende; do Secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso; e dos vereadores Iza Vicente e Reginaldo Oliveira de Souza.
Já a partir das 15h, está programada a mesa "Os desafios na luta pela construção das políticas públicas de juventude". O tema será mediado pela Coordenadora de Políticas para a Juventude de Macaé, Andressa Dantas. A abordagem será ministrada pelos convidados Marlon Barbosa, Superintendente de Juventude de Cabo Frio; Irlane Alexandre do projeto NEA-BC; Camile Fonseca, militante da juventude macaense; além de Jeferson Alves, presidente do Conselho Estadual de Juventude.
Já das 17h às 18h terá início o processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude. Seguindo o cronograma, após o término das eleições com contagem dos votos, haverá roda cultural com apresentação de hip hop com uma batalha de MC´s.
Andressa Dantas destaca que a programação será essencial. “O Fórum tem fundamental importância para iniciar os trabalhos do Cojuma, que auxiliará a Coordenadoria e a Secretária de Desenvolvimento Social na construção de políticas públicas para as juventudes de Macaé”, pontua.
Os conselheiros municipais têm como missão elaborar, planejar e implementar as políticas voltadas para as juventudes em Macaé, monitorando e avaliando a execução das mesmas. Eles também podem promover a articulação entre as instituições nos âmbitos federal, estadual e municipal, entre outras atribuições descritas na lei.
O processo eleitoral é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade através da Comissão Eleitoral, instituída pela portaria nº 29/2022. A atuação da Coordenadoria, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, segue as diretrizes do Estatuto da Juventude, Lei Federal 12.852/2013, garantindo a criação de órgão específico para lidar com a política de juventude.
A Coordenadoria de Políticas para a Juventude - criada recentemente com a reforma administrativa da Prefeitura de Macaé - chega para fortalecer o atendimento das demandas dos jovens macaenses em diferentes frentes como qualificação profissional, cultura e educação.
O Cojuma é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade, tem segundo a lei nº 4.117/ 2015 os objetivos de elaborar, planejar e fiscalizar políticas de juventude;promover a articulação interinstitucional nos âmbitos federal, estadual e municipal, entre outras atribuições.