Foto: Divulgação
Um dos destaques do seminário, lembrado pelos participantes, foi a qualidade do ensino promovido pela instituição pública
Humanizar as relações acadêmicas através do diálogo. Foi com este pensamento que alunos, professores e corpo técnico-administrativo da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), instituição pública ligada diretamente à Fundação Educacional de Macaé (Funemac), participaram na manhã de sábado (17), do 2º Seminário Interno da FeMASS.
O encontro, mediado pela diretora da faculdade, Larissa Frossard, aconteceu entre 8h e 12h, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária e contou com a participação ativa do vice-presidente da Funemac, Carlos José Mattos de Andrade. Entre os principais destaques da conversa, esteve a ideia da criação de dois novos cursos - Ciências Sociais e Matemática-, em 2015, ampliando para cinco o número de especialidades oferecidas pela instituição municipal de ensino superior. Atualmente são oferecidos pela FeMASS os cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistema de Informação.
“Um curso forte na área de humanas era o que faltava para dar um tempero na Cidade Universitária que, atualmente, está muito tecnológica”, pontuou Carlos José Mattos de Andrade.
Para Larissa Frossard o curso de Ciências Sociais, por exemplo, foge um pouco a regra de formar profissionais que atendam o mercado de trabalho na cidade. “Ele é bem mais, pois irá ajudar a formar uma intelectualidade capaz de pensar a cidade quanto à violência, miséria, crescimento desordenado, entre outros problemas. Atualmente faltam profissionais capacitados para pensar essas questões”, ressaltou Larissa Frossard, acrescentando que o bacharelado em Matemática poderá gerar uma nova demanda de professores para a rede municipal de ensino. “Atualmente Macaé só dispõe desse curso em uma faculdade particular. A formação de novos profissionais na Matemática irá contribuir diretamente para reduzir o déficit de educadores que se formou nesta área”, concluiu.
Os acadêmicos interagiram durante todo o seminário. Através da pontuação dos quesitos elencados pelos alunos, no fim da conversa foram identificados os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades (Matriz de Swot), da FeMASS. Os três quesitos mais votados em cada categoria receberão prioridade para a formação de um plano de ação a ser desenvolvido pela faculdade. Entre os pontos fortes que receberam mais votos dos acadêmicos estiveram: a qualidade do ensino superior, devido à dedicação do corpo docente; cursos gratuitos noturnos e a boa relação entre gestão e alunos. Ao fim do encontro ficou definida a nova missão da FeMASS: tornar-se um Centro Universitário nos próximos 5 anos, com caráter inovador e padrão de excelência de ensino, na pesquisa e extensão.