Foto: Hélder Santana
O primeiro domingo de dezembro (1) foi marcado pela 4ª edição do "Apaexonados por Corrida" e celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência , comemorado nesta terça-feira (3 de dezembro). O dia ensolarado contribuiu na participação de um público de 700 pessoas. A programação contou com corrida de 6 km, caminhada de 3 km e corrida kid e adaptada de 100 metros.
A edição apoiada pela prefeitura teve como destaques o esporte, a inclusão e a mobilização da comunidade junto defender a causa das pessoas com deficiência. O objetivo da programação é engajar a comunidade nas atividades da instituição, angariar fundos, incentivar a prática esportiva, mostrar a importância do viver saudável e defender a causa das pessoas com deficiência.
Já o secretário Municipal de Esportes, Rodrigo Caldeira, celebra mais essa edição da corrida, que já é tradicional em Macaé e já faz parte do calendário oficial do município e frisa a importância de ajudar a essa causa.“ É maravilhoso poder apoiar esta corrida de finalidade tão nobre. A corrida é um esporte tão democrático, onde todos podem participar, e ainda ajudar a Apae. Por isso, oferecemos todo apoio na organização”, destacou..
Fundada em 25 de junho de 2004, a instituição em Macaé oferece gratuitamente atendimento/acompanhamento especializado na área de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade e Serviço Social, além de atividades recreativas, esportivas e integrativas através da Capoeira e demais Oficinas, buscando proporcionar e estimular a habilitação e reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Emocionada , a gestora da Apae Luciana Thomaz pontuou que a corrida é a prova de dever cumprido. “O ano todo, e o último mês foi assim, muito intenso, sem dormir, e todo mundo em prol dessa corrida. Queria agradecer a Prefeitura Municipal, todos os secretários que nos ajudaram, agradecer as pessoas que trabalham na APAE, os voluntários da APAE, os nossos atendidos porque hoje é um dia muito especial. Sou uma das gestores e para poder conseguir fazer essa corrida são muitas barreiras e essa corrida . Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas possam saber que existem pessoas com deficiência , que merecem respeito e valorização, para que sigam a inclusão”, ressaltou.
Com orgulho, o participante Manoel Magalhães de Souza e o filho Isaac, de 12 anos, arrancaram aplausos na linha de chegada. “ Meu filho tem deficiência. E fico feliz de estarmos aqui. Esta é a nossa segunda vez e agradeço à Apae”, falou.
A programação atraiu iniciantes, que se mobilizaram para ajudar a Apae. Entre eles estavam as amigas Danila Florido e Jussara do Braga Couto de Souza. “ Gostamos muito e estamos animadas para começar a correr. Este domingo foi muito especial”, falou Dannila.
Já o trio animado Mayara Lima de Souza , o marido Marco Antonio de Souza e Luis Miguel da Silva, admitiram que além de participarem por conta da causa nobre, vão se animar para os esportes em 2025. “ Resolvemos sair do sedentarismo. Esta corrida nos despertou e foi bem importante”, disse Mayara
Além dos iniciantes , grupos de corridas e veteranos no esporte compareceram ao evento. As amigas Margarete Prata, Ana Cláudia Pereira e José Dionísio Rosa, de 72 anos fazem parte deste time.
“Cheguei em primeiro lugar e com medalha nas mãos parabenizou o evento.” Correr é minha vida, tenho disciplina como dormir cedo e cuidado com a nutrição. A inclusão é essencial e ver todos aqui, principalmente as pessoas com deficiência nesta corrida me deixa muito feliz. Que venham outros momentos em 2025”, declarou José.