logo

6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres acontece de 22 e 23 deste mês

17/07/2025 06:21:00 - Jornalista: Liliane Barboza

A 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres acontece de 22 e 23 de julho

A 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres acontece de 22 e 23 deste mês, na Cidade Universitária, no auditório do Bloco A, que tem como o tema: “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. O evento é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). As inscrições já podem ser feitas por meio deste link.

A secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Quelen Rezende, ressalta a importância do evento.

“É com muita alegria e responsabilidade que anunciamos a realização da 6ª Conferência Municipal da Mulher de Macaé, nos dias 22 e 23 de julho. Este é um momento muito importante para todas nós — mulheres de diferentes histórias, trajetórias e lutas — que buscamos construir junto um município mais justo, seguro e com oportunidades reais para todas. Nosso objetivo é ouvir, dialogar e propor caminhos concretos para garantir direitos, fortalecer a autonomia das mulheres, enfrentar as desigualdades de gênero e ampliar o acesso às políticas públicas. A conferência é um espaço democrático, de escuta e de construção coletiva”, pontuou.

Quelen convida todas as mulheres da cidade, movimentos sociais, entidades e representantes da sociedade civil a participarem ativamente.

“Lugar de mulher é onde ela quiser — e, acima de tudo, nos espaços de decisão. Contamos com a presença de todas vocês para fortalecer essa caminhada”, disse.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Priscila Schubert, destaca a importância de se discutir o tema escolhido para a conferência.

“Eu penso que quando a gente fala desse tema — ‘Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas’ — a gente não tá falando de algo distante, teórico. A gente está falando da vida real das mulheres que a gente encontra todos os dias. Democracia, para mim, começa quando uma mulher é executada de verdade. Quando ela consegue ser atendida com respeito num posto de saúde, quando ela tem com quem contar diante de uma violência, quando ela pode trabalhar, criar os filhos e ainda ter espaço para sonhar”, ressaltou.

Programação:

Dia 22/07


18h30- Credenciamento

19h- Mesa de Abertura da Conferência

21h- Encerramento

Dia 23/07

8h- Credenciamento

9h- Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência

9h40- Contextualização do momento político pedagógico sobre o tema central com a Sra. Marisa Chaves de Souza

10h40- "Grupos de trabalho dos Eixos temáticos"

12h30- Intervalo para almoço

14h - Retorno do almoço e Síntese das propostas

16h- Plenária final

Aprovação das propostas e eleição das representantes para a etapa estadual

18h- Encerramento

EIXO 1 (sala 204)
Corpo voz e território a autonomia da mulher no ato político; Cuidar de si para cuidar do mundo saúde mental e bem-estar da mulher; Enquanto houver racismo não haverá democracia a luta de mulheres negras por igualdade e reconhecimento.

Mediadoras: Yaisa Carolina, Sheila Juvêncio e Márcia Bolívar


EIXO 2 (sala 205)
Ocupar resistir e permanecer mulheres no espaço de poder; Interseccionalidade e democracia nenhuma mulher fica para trás; Empreender para existir o caminho do empreendedorismo feminino em tempos de crise.
Mediadoras: Lohanny Monshèr, Ana Cristina Soares e Mariana Previtali

EIXO 3 (sala 211)
Mães militantes e mulheres quando a vida pede multitarefas; Comunicação e narrativas quem conta a história das mulheres; Educação feminista e transformação social formar mulheres para o mundo que queremos.
Mediadoras: Mariana Seabra, Vânia Schubert, Laura Ligia e Júlia Ribeiro