Foto: Moisés Bruno
O próximo evento do Polo Gastronômico de Macaé será em setembro
Com aumento de público a cada edição, o 6º Festival de Frutos do Mar, realizado pelo Polo Gastronômico de Macaé, no sábado (8) e domingo (9), no Mercado Municipal de Peixes, se consolida, no calendário de eventos da cidade, como um dos mais esperados por empresários e pelo público. O próximo projeto dos 25 estabelecimentos associados é o 13º Festival de Cultura e Gastronomia, que vai acontecer de 4 a 8 de setembro. O 6º Festival de Frutos do Mar recebeu apoio institucional da Prefeitura de Macaé.
No 6º Festival de Frutos do Mar, os restaurantes atuaram em colaboração para a elaboração e preparo dos 10 pratos apresentados nos estandes. Os pratos foram criados por duplas de estabelecimentos, cada um contribuindo com uma característica própria para o seu sabor. O Balli Sushi & Bowls, por exemplo, trabalhou em parceria com a Vicoli Pizzeria, que assinaram o tartare de salmão com avocado. “Saiu bastante. Leve e refrescante, com maracujá, azeite e flor de sal. Foi feito com requinte, por isso ficou especial. No próximo evento do Polo, em setembro, cada restaurante terá o seu estande”, frisa o gerente do restaurante Balli Sushi & Bowls, Berg Moura.
A proposta do 6º Festival de Frutos do Mar é valorizar a tradicional cultura do pescado, fundadora de Macaé, fomentar o desenvolvimento econômico e cultural local e o turismo. O acesso ao Festival foi gratuito. Além dos 10 pratos de frutos do mar a preço único, o Festival contou com shows, DJ, chopes artesanais macaenses, vinhos, drinks, sobremesas e área de recreação infantil.
“A nossa expectativa já era bem grande, baseada no ano passado. Mas esta edição superou esta expectativa. O público veio bem-disposto a experimentar coisas novas. Inclusive o movimento foi bem maior, em torno de 40% a 50%. Atribuo isso à campanha do Polo Gastronômico, porque é visível que é um movimento crescente. Quando se diz que é um evento do Polo, já calculamos que será algo grande e isso atrai o público de todas as classes de Macaé”, completa.
Os shows e as opções de bebidas foram destacados como diferenciais do Festival. Adriana Pinheiro saboreava um chopp da cervejaria artesanal macaenses Coronel Pafo.
"A minha esposa esteve com eles aqui ontem. Hoje eu os trouxe. No ano passado não teve área kids. Essa é uma das coisas muito boas desta edição. Este parque é ótimo. Estou curtindo com as crianças aqui, mas depois vou para a área do palco”, disse.
Dayana Flausino, visitante de Campos dos Goytacazes, conta que costuma frequentar eventos em Macaé. Ela apreciava um drink. “Escolhi Mulheres Urbanas e o Moscow Mule. Já provei o chopp também. Combinam muito com os pratos. Vou voltar para os próximos eventos. Sempre que tem um bom evento na cidade, eu costumo vir. E o show está bom demais”.
“Maravilhoso. Tomei vários e contínuo sóbria. O artesanal é uma nova experiência. Está combinando com o evento que está ótimo”, disse.
“Nós viemos mais cedo e retornamos agora. Experimentamos bobó de camarão, isca de peixe e, agora, bolinho de bacalhau. Está tudo muito gostoso, especialmente o bobó de camarão, que achei sensacional”, elogia Gabriela Caneca.