logo

8ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos será aberta dia 10

06/12/2013 14:06:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

O Solar dos Mellos, sede do Museu da Cidade de Macaé, está com tudo pronto para receber a 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul. As exibições serão acompanhadas de debates, oferecendo ao público a oportunidade de ampliar conhecimentos através da discussão dos temas apresentados nos filmes. Neste ano, a Mostra trouxe a proposta de descentralização das exibições e acontece em 585 locais no interior do país, além das capitais e Distrito Federal, contemplando o município de Macaé. A abertura será na terça-feira (10), às 19h. A entrada é franca.

A mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Universidade Federal Fluminense / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras e do BNDES e acontecerá nas 26 capitais e no Distrito Federal. É um evento que celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A Mostra dedica-se a apresentar filmes sul-americanos que discutem os Direitos Humanos em nosso continente.

Na sexta (13) haverá duas sessões. O documentário ‘Caixa D’Água – Qui-lombo é esse?’ vai ser exibido às 18h, e o curta-metragem ‘Hiper-Mulheres’, às 19h, seguidos de debates. No sábado (14), haverá reprise de todos os filmes, sem debates, seguindo esta sequência: Caixa D'Água : Qui-lombo é esse? (9h:30); Doméstica (10h); Brasília Segundo Feldman (11:30); Kátia (13h); Hiper Mulheres (14:30). Confira abaixo para melhor fixação as sinopses e fichas técnicas, com repetição de datas e horários.

Brasília segundo Feldman

Material documental filmado pelo designer americano Eugene Feldman em visita à Brasília na época de sua construção: a precariedade da segurança dos trabalhadores em razão do ritmo acelerado das obras e depoimentos de pioneiros sobre as condições de vida dos candangos. (SENM/EMPLASA)

Material original

35mm, COR, 20min

Ano: 1979

Direção: Feldman, Eugene; Carvalho, Vladimir

Dia 10 - terça-feira – 19h

Kátia

Este documentário conta a história da primeira transexual eleita para um cargo político no Brasil. Além de mostrar como José se transformou em Kátia Tapety, o filme nos apresenta a trajetória política da travesti piauiense que lidou com o preconceito do pai na infância, mas hoje é respeitada entre seus conterrâneos. Ela foi a vereadora mais votada de seu município por três vezes consecutivas e chegou a vice-prefeitura da cidade de Colônia do Piaui, entre 2004 e 2008.

Direção: Karla Holanda

Duração: 74 min

Dia 11 - quarta-feira - 19h

Doméstica

Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.

Direção: Gabriel Mascaro

Gênero: documentário

Duração: 75 min.

Ano: 2012

Dia 12 - quinta-feira - 19h

Caixa D’Água – Qui-lombo é esse?

O documentário “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?” relata através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracaju, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravo e seus descendentes, com o resgate de assuntos relacionados à origem, oralidade, localização geográfica e consciência de sua identidade racial. O espaço remanescente de quilombo de nome Maloca situado dentro do bairro é destacado, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.

Direção: Everlane Morais

Gênero: documentário

Ano: 2013

Duração: 15min

Dia 13 -sexta-feira - 18h

Hiper-Mulheres

Com receio que sua esposa já idosa venha a falecer, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro

Duração: 80 min.

Ano: 2013

Dia 13 -sexta-feira - 19h



Veja o cartaz abaixo: