A euforia e entusiasmo das crianças são uma prévia do que será a I Bienal do Livro de Macaé, aberta na manhã desta terça-feira (03), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro. Diversos alunos da rede municipal de ensino de Macaé e de cidades vizinhas prestigiaram o evento que será encerrado no dia oito no domingo. A Bienal do Livro é uma realização da Fagga Eventos e conta o apoio da prefeitura de Macaé.
Ao todo são 65 estandes divididos numa área de oito mil metros quadrados. A expectativa é que passem pelo local em torno de 50 mil pessoas. Aluno da Escola Municipal Alvarez Parada, Rick Martes de Assis Elias nunca tinha ido a uma Bienal. “É a primeira vez que visito uma feira de livros, aqui é maneiro“, elogiou o estudante. Estudante da mesma escola, Leonardo de Oliveira Tavares, ficou indeciso no meio de tantos livros. “Ainda não sei o que vou comprar, mas gosto de livros de história”, disse o aluno enquanto folheava as páginas de Rei Leão.
Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, a equipe de governo do prefeito Riverton Mussi e o vereador Luiz Fernando Pessanha, autor do projeto que aloca recursos para a realização da Bienal, trouxeram para Macaé o que há de melhor no país para a realização desta primeira Bienal. “Foi uma emoção fazer a abertura da Bienal acompanhado dessas crianças. Esse é um projeto muito importante e que vai trazer mudanças para a sociedade e fortalecer as bases culturais”, ressaltou Gurgel.
O vereador Luiz Fernando estima que a participação da comunidade irá superar todas as expectativas, a começar pelos alunos da rede municipal de ensino. “Aguardávamos anteriormente a visita de 16 mil estudantes e hoje temos a confirmação de 28mil”, observa o vereador. “Este sonho já está realizado”, comemora.