O curso para gestantes e lactantes “Mãe e Bebê: gerando relações, tecendo cuidados” tem a sétima edição marcada. Promovido pela Secretaria de Saúde de Macaé, através da Divisão de Educação e Programas em Saúde, o curso acontece nos dias 05, 07, 12, 14 e 26 de abril, sempre das 8h ao 12h, no Conselho Municipal de Saúde, na Rua Teixeira de Gouveia, 469, Centro.
As aulas dispõem de profissionais de várias áreas que orientam as futuras mães e as que estão amamentando a um bom desenvolvimento nessa fase da vida. As inscrições podem ser feitas na sede do programa, localizada à Rua Tenente Coronel Amado, 239, sala 101, no Centro de Macaé; ou pelo telefone: (22) 2773.5060, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
O curso será dividido em cinco encontros, a saber: “Com açúcar e com afeto: como desenvolver a inteligência do bebê”, com a fonoaudióloga Nilce Brasil e “Meu nome, minha história”, com a assistente social Wanda Martins Machado, no dia 05/04. Jjá na palestra do dia 07/04, o assunto abordado será o aleitamento materno, com a fisioterapeuta Michele Maia Monteiro, que também contará com a apresentação do Grupo de Teatro Arte e Saúde Grutas, com o esquete “Dona Mama”.
Para o encontro do dia 12/04, está programado a nutricionista Rosiane Benjamim, que trará o tema “Alimentar nem sempre é nutrir”. Neste dia, também terá apresentação do Grupo Grutas, com a peça teatral “Ops! Obesidade”. Para o dia 14/04, está preparada a palestra da odontóloga Camila Gonçalves, sobre a saúde bucal da mãe e do bebê; mas ainda, nesta mesma manha, falará a fisioterapeuta Michele Maia Monteiro sobre a técnica de massagem para recém-nascidos Shantala.
E, finalizando o Curso “Mãe e Bebê: gerando relações, tecendo cuidados”, no dia 26/04, a psicóloga Priscila Espirito Santo conversará com as participantes sobre aspectos psicológicos na gravidez e a fonoaudióloga e coordenadora da Divisão de Programas de Educação em Saúde, Nilce Brasil, sobre a música e a poesia no desenvolvimento infantil:
- A consciência fonológica, isto é, a importância de se conversar com o bebê desde o ventre, tanto a mãe como o pai, além dos cantos e cantigas que trazemos desde a infância na nossa memória são fundamentais ao bom desenvolvimento do recém-nascido e futuro adulto.
Para Nilce Brasil, o curso oferecer espaço de escuta das necessidades das gestantes, bem como informações para o bom desenvolvimento do corpo, da mente e das relações afetivas entre mãe, pai e filho.
- Cada profissional vem trazer a sua contribuição para este espaço. As mães aqui presentes, em sua maioria, são mães pela primeira vez. É normal que surjam muitas dúvidas, e estamos aqui para ajudar e também trocar experiências. Assim como é fundamental lembrar a importância da participação do companheiro, se possível, também aqui no curso.
A coordenadora Nilce ainda completa, dizendo que os encontros são espaços para ouvir as gestantes, tirar dúvidas e medos, onde elas trocam informações e recebem novas sugestões. No local, as mães aprendem a melhor forma de cuidar e estimular o desenvolvimento físico e psicológico do bebê.
A atriz do grupo Arte Educação, Fabiana Alvez, acredita que, levando esquetes bem humorados e esclarecedores, fácil de entendimento, sobre questões que afligem a população, contribui na promoção da saúde e, assim, para uma melhor vida das populações:
- O nome da esquete que apresentaremos é Dona Mama, uma mãe experiente que conversa, numa sala de espera de um posto de saúde qualquer, com uma mãe de “primeira viagem”. A novata fala de suas dificuldades, que são dialogadas com a mãe experiente, com o apoio do profissional de saúde da unidade.
Para a Divisão de Educação em Saúde e também para o Grupo teatral Grutas, estes momentos, junto com a população, de ensino e troca de saberes, contribui para mudanças de comportamento que, por muitas vezes, são nocivos à saúde da mãe e do bebê.
A Divisão de Programas conta com uma equipe multidisciplinar que tem o apoio de profissionais como fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, dentista, enfermeira e assistente social.