Foto: João Barreto
Prefeitura incentiva crescimento do microempreendedor
O cenário de recessão econômica e de alta do desemprego tem instigado o lado criativo e empreendedor do brasileiro. É o que apontam dados do primeiro semestre deste ano, divulgados pela Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE) e pelo Sebrae, que mostram um crescimento de 6,73% na arrecadação do Simples, em comparação com o mesmo período de 2014. Respondendo a essa demanda, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo de Macaé, que implementa, desde 2013, política pública de apoio ao micro e pequeno empreendedor, a partir deste mês, abrirá o crédito especial do programa “Macaé aCredita em Você” a todos os empreendedores formalizados.
Até agosto, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) estava apto apenas para renovação dos empréstimos realizados através dele. Além dos juros menores do que os de mercado (taxa de 0,25% ao mês), o empreendedor inscrito no programa recebe orientações dos agentes de crédito durante todas as etapas dos investimentos. Qualificando-se para empreender e lidando de forma eficiente com o seu fluxo de caixa, o empresário poderá renovar o seu empréstimo e ampliar seu negócio, ajudando a ampliar o número de postos de trabalho. Desta forma, os pequenos empresários colaboram para revigorar a economia local.
Essa é a principal meta do “Macaé aCredita em Você”, que ganha mais adeptos a cada ano. Em 2013, começou com 56 empreendedores; em 2014, já eram 192; este ano, 285 cidadãos se beneficiam com o programa de acessibilidade ao crédito. A perspectiva dos gestores é que, com esta abertura para novos clientes, o ritmo de crescimento seja ainda maior.
- Apoiando o pequeno negócio, fazemos a economia local se desenvolver, mantendo e gerando emprego e renda, dando oportunidade de melhoria de vida para diversas famílias. Não somente quem pega o crédito ganha. O efeito multiplicador afeta toda a economia da cidade, fazendo um grande círculo virtuoso -, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães.
A coordenadora do programa, Rebeka Motta, informou que essa modalidade de crédito é normalmente utilizada para compra de mercadorias, reposição de estoques, compra de máquinas e equipamentos e reforma e ampliação de local de trabalho. O custo é bem mais baixo que as linhas convencionais e o financiamento facilitado pela redução de exigências, como garantias alternativas, além de ter prazos compatíveis com a disponibilidade do empresário.
- A taxa é bastante acessível, a melhor do mercado, também por isso, as operações de microcrédito têm crescido em ritmo intenso em Macaé e no país. Esse tipo de crédito age de forma complementar às demais políticas públicas de emprego e renda. O público alvo do microcrédito são as pessoas que estão fora do mercado de trabalho e também os que procuram ter uma segunda fonte de renda através de atividades empreendedoras, mas que não atendem às exigências do setor bancário por não possuírem garantias reais e histórico de movimentação bancária -, diz a coordenadora.
Não é à toa que esta modalidade ganha expressividade na economia municipal e nacional. A criação de empregos nas MPEs apresentou saldo positivo entre janeiro e junho deste ano com a criação de 116,5 mil novas vagas. Hoje são cerca de 10 milhões de empresas no Simples Nacional e os pequenos negócios são responsáveis pela criação da maioria dos empregos brasileiros nos últimos anos. Sem contar que já respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB). Com essa visão, desde o ano passado, a van do “Macaé aCredita em Você” percorre os bairros da cidade, oferecendo aos cidadãos a oportunidade de se tornarem autoempregados. Os interessados em adquirir o crédito devem ir munidos de documentos pessoais e do empreendimento, caso haja, à Casa do Empreendedor, na Avenida Agenor Caldas, 261, no bairro Imbetiba, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.