O registro histórico dos carnavais de Macaé está na pauta da Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph). Na próxima quinta-feira (14), às 19h, será aberta no Solar dos Mellos, sede da secretaria, a exposição Abre Alas: fragmentos dos carnavais macaenses. O evento terá diversas atividades relativas ao tema, entre elas, o desfile de bandeiras das 19 escolas de samba do município. A exposição poderá ser visitada até o dia 31 de março.
A exposição Abre Alas é uma etapa preliminar do registro do carnaval macaense, enquanto patrimônio imaterial. O projeto envolve ações voltadas principalmente para o resgate histórico das agremiações carnavalescas, através de pesquisas de campo, entrevistas e fotografia para a formação do acervo local. O evento é o resultado do primeiro levantamento realizado junto às escolas de samba da cidade.
Três ambientes do Solar dos Mellos são preparados para receber a mostra. Em uma das salas ficarão os painéis contendo informações sobre os carnavais antigos. Entre as preciosidades o público poderá ver o anúncio publicado no jornal Monitor Macaense, em 1866, convidando a população para o Baile de Masquiês (máscaras) do recém-inaugurado Teatro Santa Izabel. Na mesma sala serão apresentadas fantasias selecionadas da escola vencedora e da vice-campeã do Carnaval 2008.
Nas dependências internas do Solar poderão ser apreciados adereços e alegorias das três escolas que deram origem ao desfile carnavalesco de Macaé: Aroeira, Império da Barra e Princesinha. E como forma de homenagear as 19 agremiações que participam hoje do carnaval macaense será apresentado o desfile das bandeiras e de seus respectivos representantes, nos jardins do Solar. O clima da festa será comandado por antigas marchinhas de carnaval, que começa com o Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga.
Faz parte também da programação, uma réplica do Boi Pintadinho do Frade, que só desfila na quarta-feira de Cinzas durante o tradicional “enterro dos ossos”, realizado há cerca de dez anos pela comunidade do distrito serrano. O evento é realizado pela Semaph em parceria com a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) e Secretaria de Comunicação Social.