Foto: João Barreto
Com a queda da temperatura, a previsão de massas de ar frio durante o inverno e diversos dias com um amanhecer bem gelado, Macaé ativou na noite desta segunda-feira (3) o Abrigo de Inverno. O objetivo é receber pessoas em vulnerabilidade social em noites mais frias. O equipamento temporário é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e funcionará até setembro.
"Abrimos o espaço para as pessoas que estão em situação de rua para a disponibilização de um local quente, com dormitório e alimentação", destacou o prefeito Welberth Rezende.
"A proposta é oferecer pernoite todos os dias da semana para os usuários referenciados no Centro Pop", detalhou Sabrina, informando que o Abrigo vai funcionar das 18h às 8h, com alas masculinas e femininas.
"Vamos dar toda a infraestrutura para que vocês consigam alcançar uma vaga de emprego", afirmou, se dirigindo aos assistidos, acrescentando que a pasta de Desenvolvimento Social estrutura um projeto com cursos em parceria com a Qualificação Profissional.
"É importante salientar que é uma decisão das pessoas que estão em situação de rua virem pro abrigo, mas nossas equipes estão lá, conversando, divulgando e dando a possibilidade para eles estarem aqui", frisou.
"É um trabalho muito bonito e muito humanizado que a prefeitura faz", disse W.F.
"Todos que trabalham aqui são muito profissionais", comentou L. S. "É muito importante pra gente", considerou M. B.
"Ao longo de toda a temporada de inverno, vamos ministrar palestras sobre a importância da saúde bucal e entregar os kits", explicou a Coordenadora de Odontopediatria, Carla Bittencourt.
"Estamos avançando em políticas públicas na questão de pessoas em vulnerabilidade social. Sou autor do projeto de lei Acolher e Qualificar, sancionado pelo prefeito, de ressocialização e qualificação profissional para esta população", ressaltou.