Ação alerta sobre importância da prevenção e tratamento da tuberculose

15/03/2023 15:20:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Tratamento tem cura e é oferecido gratuitamente

Com objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e tratamento da tuberculose, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa de Pneumonia Sanitária – Tuberculose, realizou nesta quarta-feira (15), uma ação na Praça Veríssimo de Melo, pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março).

Profissionais de saúde e estudantes da área fizeram distribuição de folhetos, no entorno da praça e no semáforo, falando sobre o que é a doença, como é a transmissão e o tratamento. Na oportunidade, a coordenadora do Programa, Grazielli Valente de Jesus, reforçou que o tratamento da tuberculose é exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).


“Nosso propósito é fazer a busca ativa de novos casos e reduzir os abandonos. O tratamento dura seis meses e, além do paciente, toda família recebe e é tratada e acompanhada pela equipe do programa. Sendo que a quimioprofilaxia destas pessoas que não desenvolveram a doença, mas entraram em contato com o bacilo M. tuberculosis, é de três meses”, explicou.


Ela acrescenta que as pessoas com suspeita, que estejam com tosse há mais de três semanas podem procurar o Programa, que funciona no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacir Santos (Barracão). "O paciente, mesmo sem diagnóstico, mas com suspeita, pode nos procurar", disse Grazielli, acrescentando que no local passará por consulta e fará o exame que detecta a doença.

Atualmente, são 150 pacientes em acompanhamento e 80 em processo de profilaxia, que tem duração de três meses. A enfermeira do programa, Vivian Lombardi, ressaltou que o importante é dar continuidade ao tratamento. “Quando o paciente interrompe, a doença volta e se torna mais resistentes à poliquimioterapia. Além disso, o paciente volta a transmitir a doença”, pontua.

Tuberculose - A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A tuberculose tem cura. O tratamento da tuberculose é realizado em, no mínimo, seis meses, é gratuito e disponibilizado no SUS. Nas primeiras semanas de tratamento, o paciente se sente melhor e, por isso, é preciso realizar o tratamento até o final, independentemente da melhora dos sintomas.

Os principais sintomas da doença são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo e prostração; febre baixa, geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado ou rouquidão.


Fotos Relacionadas