Implantação de cursos de qualificação profissional, ampliação das ações de segurança na cidade e obras de saneamento e infra-estrutura viária, como a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Esses foram alguns assuntos discutidos entre o prefeito Riverton Mussi, a vereadora Marilena Garcia, o deputado federal Jorge Bittar, o gerente geral da Unidade de Negócios, Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC), Carlos Eugênio da Resurreição e representantes do governo do estado, durante encontro no Sheraton, na manhã desta sexta-feira (21).
O objetivo foi discutir o desenvolvimento para Macaé e a inclusão dos munícipes no processo de crescimento econômico de Macaé. Uma das conclusões do encontro foi a inclusão de todos os projetos discutidos em um plano de ação único.
– Os governos municipal, estadual e federal e a Petrobras estão unidos para discutir e buscar soluções para os problemas de Macaé, que é uma cidade heterogênea que recebe pessoas de todo o país em busca de emprego, e sofre uma demanda social em função do arranjo produtivo do petróleo e gás – disse o prefeito Riverton Mussi.
De acordo com o prefeito, um dos gargalos viários do município que está em andamento para ter resolução é a necessidade da duplicação da RJ-106, no perímetro de Macaé, da sede da Petrobras na Praia Campista até a Cancela Preta e da saída da Lagoa de Imboassica até o Parque de Tubos. Além disso, o prolongamento até o município de Rio das Ostras é apontado como fator fundamental para garantir o fluxo do trânsito.
– O motivo é o alto índice de acidentes em função do movimento de carros e a necessidade de diminuição do tempo de percurso no trecho em horários de pico, usado principalmente por funcionários da Petrobras e prestadores de serviço da estatal. A duplicação favorece também o tráfego de veículos pesados e a expansão de negócios na Bacia de Campos – destacou o prefeito.
A reunião partiu de um convite da vereadora Marilena Garcia, que ressaltou a necessidade da união das forças políticas na cidade. “Estamos construindo um projeto de desenvolvimento sustentável para a região, com foco em Macaé”, enfatizou a vereadora.
Uma das preocupações do governo é qualificar a mão-de-obra da cidade para a inserção do munícipe no mercado de trabalho. Para isso, o município busca parceria para a implantação de cursos de capacitação como o Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP), e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).
Parceria visa aumentar número de cursos de capacitação
O deputado Jorge Bittar avaliou a reunião como proveitosa para as discussões das questões sociais. “A idéia é que a Petrobras comece em fevereiro a promover cursos de capacitação de excelente qualidade para todo o entorno da indústria petrolífera e fora dela. Outro assunto importante que discutimos foi o problema de saneamento básico com foco na Nova Holanda e Nova Esperança, além da duplicação da RJ-106”, observou.
Outro assunto em pauta na reunião foi o transporte de passageiros por linha ferroviária entre Rio das Ostras, Macaé e Campos. “Esse projeto pode se concretizar com participação do BNDES e Ministérios dos Transportes. Os resultados serão sentidos pela população”, comentou.
O representante da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), Roberto Wilians, sinalizou que é possível a realização de uma parceria com a prefeitura para a promoção de cursos de capacitação. Os secretários especiais de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz; de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira; de Comunicação Social, Romulo Campos e os secretários executivos de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado e de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, também participaram da reunião.
O gerente geral da Unidade de Negócio, Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC) comentou que a reunião de hoje verificou o andamento das ações do primeiro encontro do grupo, dia 13 de julho e o representante da diretoria de Exploração e Produção da Petrobras, Ricardo Latigê, pontuou que a determinação da empresa é aprofundar a relação com os municípios e instituições.