Informar pode ser a melhor forma de prevenir. E o movimento “Ação Contra Pedofilia”, promovido desde 2009 pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Subsecretaria da Infância e Juventude, em parceria com outros órgãos, tem este objetivo. Neste sábado (23), a partir das 9h, a comunidade da Aroeira vai ser beneficiada com o trabalho de mobilização sobre o combate à pedofilia, com atividades durante todo o dia. À noite, o evento termina com apresentações musicais gospel, com participação, a partir das 19h, de bandas como o Ministério Apascentar, de Nova Iguaçu.
O evento acontece durante todo o dia na Praça do Ciep da Aroeira. Segundo a coordenadora geral da Subsecretaria da Infância e Juventude, Cíntia Carla da Silva Rasma, o trabalho em Macaé foi uma adesão à campanha nacional lançada em 2009, por iniciativa do senador Magno Malta. A idéia é que todos os anos um bairro da cidade seja atendido com as atividades: distribuição de camisas, exibição de faixas, informações sobre o assunto, em parceria com órgãos como Subsecretaria de Mulher, que vai prestar serviços de beleza como corte de cabelo.
— O lançamento da campanha aconteceu em 2009, no Bairro Aeroporto. No ano passado foi promovido na Barra. E esse ano vamos fazer o movimento na Aroeira. O objetivo, nesse primeiro momento de campanha, é disseminar o que é a pedofilia, como são os casos. A diferença que já notamos nos bairros já atendidos é que a comunidade tem mais informação sobre o assunto, estão mais interessadas. A nossa parte é fazer o possível para evitar que abusos aconteçam com as crianças. A presença do Conselho Tutelar no evento também é pensada com esse motivo: para as pessoas conhecerem quem deve receber as denúncias sobre esses casos — explica Cíntia.
À noite, quatro bandas gospel vão fechar o evento. Além do Ministério Apascentar, de Nova Iguaçu, participam as bandas Ministério Água Viva, Pura Benção e Íntimos do Espírito, de Macaé.