Foto: Maurício Porão
Uma das medidas para evitar criadouros do mosquito é manter depósitos de água fechados ou cobertos com tela
O trabalho de combate à dengue permanece intensificado em Macaé. Nesta quinta-feira (15), 600 imóveis foram vistoriados no bairro Virgem Santa, pelos agentes do Controle de Zoonoses (CCZ). O trabalho contou com aplicação de larvicidas, colocação de telas em depósitos utilizados para armazenar água, além da entrega de folhetos explicativos sobre a doença e a febre chikungunya - transmitida pelo mosquito Aedes albopictus. Nesta sexta-feira (16), os trabalhos prosseguem nos bairros Nova Holanda e Nova esperança.
- Atitudes simples são fundamentais para prevenção da dengue, mas, além da prefeitura, nós, moradores, devemos ter consciência da nossa responsabilidade no processo de combate à dengue - disse a comerciante local, Ana Jaqueline Menezes.
O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, lembra que para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, o número de casos da doença é importante que as pessoas reforcem as ações para eliminar criadouros. As medidas incluem, por exemplo, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.
Ainda nesta semana, o carro com pulverizador passa nos bairros Nova Holanda, Virgem Santa e Novo Horizonte. A orientação é que durante a aplicação do inseticida com o fumacê, os moradores abram as portas e janelas das casas, cubram gaiolas, aquários e alimentos.
As atividades de combate à dengue também estão intensificadas em pontos estratégicos como empresas offshore, borracharias e cemitérios. Os agentes atuaram esta semana nos bairros Imboassica, São Marcos, Novo Cavaleiros e Glória.