Foto: Jefferson Rezende e Ana Chaffin
A atividade foi uma prévia do Dia D de Combate ao mosquito, neste sábado (02)
Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta sexta-feira (01), uma ação prévia do Dia D de Combate à Dengue. A iniciativa foi realizada no Calçadão da Avenida Rui Barbosa e seguirá neste sábado (02), a partir das 8h, no Lagomar e Engenho da Praia, e no Centro, a partir das 6h durante o período da manhã.
A estratégia faz parte das ações de mobilização da sociedade e marcam a intensificação do trabalho de enfrentamento ao mosquito. Uma tenda foi montada em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, onde foi feita distribuição de material informativo e orientação.
Os secretários de Saúde, Alexandre Cruz, Adjunta de Média e Alta Complexidade, Mayara Rezende e de Atenção Básica, Natália Antunes, fizeram questão de comparecer ao local e interagir com a população, falando sobre a importância do apoio de todos os segmentos da sociedade no controle do Aedes.
“O trabalho é feito durante todo ano, mas, neste período, reforçamos as ações, de forma integrada. Estamos fazendo o nosso papel enquanto poder público, mas vale ressaltar a importância da população nesse momento, já que 90% dos focos estão nos imóveis e precisamos do apoio de todos para eliminar o mosquito transmissor da dengue”, afirma Alexandre.
“Estamos unidos neste combate à dengue. Na estrutura da média e alta complexidade, estamos ampliando as cadeiras de hidratação e todas as medidas necessárias no atendimento da rede hospitalar”, pontua.
“A interação com o público é muito importante, é uma oportunidade de sanar todas as dúvidas. Também estamos realizando mutirões, monitoramento dos bairros e promoção de saúde nas salas de espera. Essa causa é de toda população, por isso precisamos da colaboração de todos”, acredita.
“Estamos informando e distribuído os folhetos com orientações de como proceder e os principais locais que devem ser vistoriados dentro dos imóveis”, disse.
“Aprendi na escola que não se pode deixar água nos depósitos para não deixar o mosquitinho nascer. Hoje, estou vendo como ele nasce”, contou. A mãe, Silvana Nunes, disse que gostou da iniciativa da prefeitura e que reforçar as informações é sempre importante. “Muitas cidades estão com alto índice de dengue, temos que ficar atentos, pois a dengue mata”, pontuou.