Pacientes que aguardavam atendimento na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Barramares, participaram na manhã desta quarta-feira (22), de uma roda de conversa de sensibilização sobre a importância do Janeiro Branco, que tem como objetivo cuidar da mente e da vida.
A diretora da UBS Barramares, Iracema Costa de Oliveira, destacou que procura realizar um atendimento humanizado com todos os pacientes da unidade.
“A gente sempre procura acolher todos e essa ação é muito importante. Na nossa unidade possui uma equipe multidisciplinar e inclusive com psicólogas”, ressaltou.
A roda de conversa foi conduzida pela psicóloga, Denise Lima, e pela assistente social, Elaine Feitosa Pinto.
A psicóloga Denise explicou que o Janeiro Branco é uma oportunidade de prestar atenção na saúde mental. “Uma das questões que constato muito no trabalho que realizo são os crescentes casos de depressão, ansiedade, conflitos familiares, inabilidade social, entre outras”, explicou.
Ela informou ainda que quem tiver necessidade de cuidar da sua saúde mental, poderá procurar uma Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Unidade Básica da Saúde (UBS), e pedir encaminhamento para psicóloga.
“Temos profissionais na Atenção Básica, Dona Alba, Casa do Servidor, Clínica do Idoso, Pronto Socorro do Parque Aeroporto, entre outras unidades”, contou.
Na UBS Barramares, o atendimento psicológico é realizado individualmente ou em grupo.
As ações do Janeiro Branco foram realizadas também no período da tarde, no Terminal Central.
No dia 29, das 8h às 10h, no Terminal Central, com panfletagem e, às 14h, na ESF Malvinas B, na sala de espera, a atividade será uma roda de conversa.
Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha nacional para promover a saúde mental da população. Realiza a conscientização sobre a importância do autocuidado com a saúde mental, alertando a todos a importância da qualidade de vida. Além disso, a campanha informa às pessoas sobre onde e como procurar ajuda.
Além disso, a iniciativa busca identificar sinais de alerta em relação à saúde mental. A campanha foi criada em 2014, em Minas Gerais, tornando-se referência no cuidado com a saúde mental no país. Foi oficializada, em 2023, por meio da Lei nº 14.556.