logo

Ação de sensibilização se transforma em filme educativo

08/08/2014 09:08:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

A intenção é divulgar ainda mais a necessidade do respeito aos direitos da pessoa com deficiência

A ação de sensibilização “Direito à Acessibilidade”, promovida pelo Grupo de Trabalho – Mobilidade, já está colhendo os frutos do trabalho realizado. As imagens captadas durante o encontro realizado na garagem da SIT Macaé em julho se tornaram um filme educativo, que será apresentado aos funcionários da empresa. O intuito é continuar enfatizando junto a eles a necessidade do respeito aos direitos da pessoa com deficiência, com mobilidade reduzida e dos idosos ao utilizar o transporte coletivo.

Com duração de 15 minutos, o filme servirá como ferramenta de conscientização, a partir das imagens da palestra que abordou temas como: tipos de deficiência e termos usados para defini-los; quem são as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida; o direito de ir e vir; o que é acessibilidade; legislação vigente; como cada agente envolvido pode colaborar, entre outros.

Agravação inclui também as imagens de uma dinâmica em que foram realizadas simulações de várias situações cotidianas para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e dos idosos ao utilizar o transporte coletivo. Nela, cada motorista passou por uma situação e pode vivenciar as dificuldades do cotidiano deste tipo de usuário.

- O trabalho realizado na SIT abordou as necessidades não só do usuário, como também dos funcionários. Todos colocaram suas dificuldades, de forma transparente. Quando há empatia, há aprendizado e esse objetivo foi alcançado – pontuou a pedagoga e membro da equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana, Josiana Marques Wilme.

Os efeitos do trabalho realizado também já pode ser observado na prática, dentro dos coletivos. “A ação já teve repercussão, pois presenciei um motorista que estava de carona no ônibus pedindo que seu colega parasse e solicitando que os passageiros cedessem os lugares aos passageiros idosos que embarcaram na Barra. É a prova de que o trabalho funcionou”, contou Mariléa Ramos, do Conselho do Idoso.

Os resultados são comprovados pelo retorno obtido também pela empresa SIT Macaé. “O resultado foi extraordinário. Foi uma ação tão impactante para os funcionários, que já estão nos abordando para saber se haverá outra. Além disso, percebemos reflexos também na multiplicação das informações recebidas, o que é muito importante”, afirmou a assistente social da SIT Macaé, Janaína da Silva.

O filme da ação de sensibilização “Direito à Acessibilidade” foi entregue pelo GT – Mobilidade aos representantes da SIT Macaé em reunião realizada nesta quarta-feira (6), na Casa dos Conselhos.

Grupo de Trabalho - O GT – Mobilidade conta com a presença de representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Secretaria de Desenvolvimento Social, além do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Como colaboradores, representantes da Associação Macaense do Deficiente Auditivo (AMADA), da Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC) e também pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção que são usuárias do Sistema Integrado de Transporte.