Foto: Maurício Porão
Adolescentes são preparados para o mercado de trabalho
Preocupada com a empregabilidade e a inserção no mercado de trabalho dos jovens do Nova Vida, a prefeitura e o Centro de Integração de Empresa – Escola (CIEE) desenvolvem ação integrada para realizar o programa de Desenvolvimento de Pessoas. Vinte meninos e meninas de 17 anos, idade em que terão de sair do Nova Vida, recebem aulas todas as quintas-feiras, das 14 às 17 horas.
O CIEE coloca os currículos dos jovens em banco de dados para que diversas empresas possam contratá-los.
No curso, os adolescentes de famílias de baixo poder aquisitivo aprendem a arte de falar em público; como preencher e apresentar um currículo; quesitos sobre postura profissional; técnicas sobre a maneira ideal de portar-se numa entrevista; cidadania e direitos entre outros temas.
Nesta quinta-feira (23), eles tiveram aula de marketing pessoal, para distinguir a postura certa nas entrevistas de emprego. Os adolescentes ficam no Nova Vida desde os 14 anos e esse curso pode ampliar as oportunidades de empregabilidade.
Jovens destacam importância do curso
Para Jeanderson de Paula, de 17 anos, o curso é um modo de aprendizado que vai proporcionar maior entrosamento para atuar no dia a dia das empresas. “Minha família vê que a experiência no Programa Nova Vida vai me ajudar bastante futuramente”, garante.
Já Alessandro Arad, de 17 anos, diz que com o curso, está adquirindo mais conhecimentos para enfrentar as entrevistas. “Minha mãe está satisfeita com minha atividade no Nova Vida porque, para ela, adquiri mais compromisso com o trabalho”, afirma.
Por sua vez, Rodrigo de Souza Martins, de 17 anos, disse que tudo que está aprendendo é muito válido. “Como disse meu pai, ‘quanto mais conhecimento melhor’”, cita, acrescentando que: “ir para uma empresa vai ser difícil no início, mas pouco a pouco a gente se acostuma”.