A Lagoa de Imboassica é um dos maiores patrimônios ambientais da cidade de Macaé. Com uma área de cerca de cinco quilômetros quadrados em plena zona urbana da Capital Nacional do Petróleo, a lagoa é alvo de constante vigilância por parte de uma ação integrada entre secretarias do poder público municipal. O objetivo é proteger o ecossistema da área, preservando as espécies que habitam na região.
A Prefeitura de Macaé trabalha para combater crimes ambientais e desrespeito à legislação em vigor. Dentro desta ação estão as Secretarias de Ambiente, Defesa Civil e Ordem Pública, esta última por meio da Guarda Ambiental.
Para vigilância permanente, a Secretaria de Ambiente e a Guarda Ambiental mantêm duas bases de apoio no entorno da lagoa. Uma delas é a Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, que funciona na Rua Amphilóphio Trindade, nº 67 - Vivendas da Lagoa. Já a base da Guarda fica localizada na Rua José de Passos Júnior, Praia do Pecado (próximo aos quiosques).
“Não estamos apenas protegendo o meio ambiente, mas sim um patrimônio da humanidade. A Lagoa de Imboassica é um símbolo da cidade, que sofre com ações irregulares – como a pesca predatória – combatido por nossa secretaria. Por isso mantemos uma vigilância frequente, com o apoio das outras secretarias”, explicou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.
Para o Secretário de Defesa Civil, Luciano Castillo, defender a preservação da lagoa é uma obrigação não só como servidor, mas como cidadão de Macaé. “Preservar a Lagoa de Imboassica é uma ação de governo, orientada pelo nosso prefeito Dr. Aluízio, para gerar um benefício ao cidadão. Estamos junto à Secretaria de Ambiente e à Guarda Ambiental à disposição para atender no que for preciso, pois entendemos que quem ganha – com uma lagoa preservada – é a população”, afirmou.
Já o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, destaca “a necessidade que vem a coibir estas degradações, a partir de uma vigilância constante”.
Na última semana, uma operação integrada apreendeu rede de pesca de arrasto, de uso proibido na lagoa.