Ação integrada faz retirada de entulhos na Linha Azul

03/05/2007 17:47:31 - Jornalista: Samanta Fernandes (estagiária)

Foi realizada nesta quinta-feira (3), uma ação integrada entre as secretarias municipais de Obras (Semob) e de Meio Ambiente (Semma), Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) e a Guarda Municipal na Linha Azul visando à retirada de entulhos na Linha Azul.

Segundo o coordenador da fiscalização de Obras, Ronaldo Macena, a área que vinha sendo indevidamente para despejo de entulhos, dará lugar a uma via marginal, abaixo do nível da Linha Azul. Essa ação tem como foco principal evitar acidentes entre os carros que transitam na via expressa e os carros de menos velocidade.

Para que os motoristas não saiam de suas residências diretamente na estrada, que é uma via expressa com carros em alta velocidade, eles passarão primeiro por essa rua marginal para então pegarem velocidade suficiente para entrarem na Linha Azul, o acesso será feito através de trevos a serem construídos. A ação tem como foco evitar acidentes.

– A retirada de todo esse entulho é um trabalho difícil de realizar. Nós vamos aproveitá-lo então para fazer o nivelamento dessa nova estrada. Vamos também intensificar a ação, junto à Guarda Municipal para apreender os caminhões que estão fazendo o descarte indevido – afirma o coordenador.

Segundo Macena, a prefeitura está estudando uma maneira de determinar um terreno para ser o local de despejo desses entulhos. E com isso encerrar de vez o despejo indevido na Linha Azul. O secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, completa dizendo que enquanto isso não ocorre os entulhos devem ser levados para o aterro sanitário. – Melhor ter todo o entulho em um só local do que espalhado pela cidade – salientou o secretario.

O coordenador de fiscalização considera importante alertar à população para que antes de construir qualquer coisa, vá a Secretaria de Obras (Semob) para saber como proceder durante a obra, evitando assim o embargo da mesma ou até o risco de demolição. – A Semob possui projetos de casas menores, com 70 metros quadrados de um quarto, dois quartos. Este é um serviço social que a Semob promove para que as famílias adaptem suas construções com o afastamento necessário da via – ressalta Ronaldo Macena.

O coordenador da fiscalização do Meio Ambiente, Fernando Barreto, afirma que esta ação está para ser feita há bastante tempo, e que agora foi decidido unir todos os setores envolvidos para coibir o despejo contínuo do entulho. Focado no meio ambiente, Barreto explica que o entulho impede o escoamento da água das chuvas e acaba deixando o lugar com água parada, o que acarretando vários tipos de problemas.