Ação integrada na Ilha de Santana busca soluções para coleta de lixo

29/05/2007 15:54:15 - Jornalista: Thales Coutinho

A Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Guarda Municipal e Marinha do Brasil realizaram hoje, 29, uma ação integrada na Ilha de Santana. Temendo os impactos ambientais no local, especialmente o acúmulo de lixo, a operação serviu para uma análise do que pode ser feito para retirada dos resíduos.

Latas de tinta, garrafas plásticas e sandálias. É grande o acúmulo de lixo no arquipélago. Porém, o Sargento Silva Filho, chefe da guarnição na Ilha de Santana, garante que a principal vilã da sujeira são as tampinhas.

— É impressionante o número de tampinhas que chegam vindas do continente. O forte vento e a corrente marinha trazem dejetos para a Ilha que acabam se acumulando – disse o Sargento que também é biólogo. Segundo ele, essa semana, a Marinha enviará à Ilha de Santana um grupo de dez homens com 200 sacos de lixo. Eles ficarão aproximadamente cinco dias no local e trarão para a cidade os resíduos coletados. Além disso, farão alguns reparos pendentes como a pintura da torre do farol.

Para o Coordenador de Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Maurício Passeado, é preciso um trabalho conjunto imediato na Ilha de Santana.

– Essa visita foi importante para nossa ação e estudaremos a logística de coleta. Nesta sexta-feira estaremos voltando ao local com um grupo para a retirada do lixo. Nossa idéia é fazer o recolhimento na Ilha de Santana semanalmente.