logo

Ação marca Dia da Saúde e combate à Aids

07/04/2016 15:25:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Laís Monteiro

Orientação sobre prevenção da Aids é trabalhada durante campanha

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV, os Programas Municipal e Estadual DST/Aids promoveram, junto com a Pastoral da Aids da Paróquia São João Batista, o teste voluntário de HIV, com resultado em 15 minutos. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (7), na Paróquia de São João Batista, de 8h às 16h. A ação contou também com distribuição de folhetos informativos e orientação sobre prevenção da doença na Praça Veríssimo de Melo.

Tailane Brito dos Santos, de 20 anos, passava pela praça e ficou surpresa com a oportunidade de fazer o exame e ainda saber o resultado de forma tão rápida. "Fiquei feliz com a forma com que fui conduzida a fazer o exame e também por saber o resultado de forma tão rápida. O quanto antes a doença for descoberta, melhor. Tanto para evitar que outras pessoas sejam infectadas, quanto para o tratamento adequado", disse.

Foi o que informou a responsável pelo aconselhamento do Programa Municipal DST/Aids, Roselli Galvão Branco. "O programa conta com uma equipe multidisciplinar, que permite maior resolutividade e humanização no atendimento. Quando o paciente é diagnosticado com a doença, ele é imediatamente encaminhado para o tratamento adequado", destacou.

De acordo com o coordenador da Pastoral da Aids do Vicariato Litoral, Manoel Bispo Conceição, o propósito é estar ao lado da Saúde para dar o suporte espiritual. "A igreja assume este serviço e, sem preconceitos, acolhe, acompanha e defende o direito daqueles que foram infectados", explicou.

Programa Municipal

A sede do programa, localizada na Rua Velho Campos, 354, Centro, oferece testes anti-HIV (diagnóstico), sífilis (treponêmico) e hepatites B e C (triagem) com acompanhamento e entrega de resultados em até 30min. Técnicos qualificados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) desenvolvem o trabalho.

A coordenação do programa ressalta que a Aids não tem cura e sim tratamento, e é considerada uma doença crônica, como a hipertensão e o diabetes. Quanto mais rápido for o diagnóstico da doença, melhor será a qualidade de vida do usuário.

Os principais meios de transmissão da doença são as relações sexuais desprotegidas (sem uso de camisinha), compartilhamento de seringas e a transmissão vertical (mãe para bebê).

Para fazer as testagens, o interessado deve levar documentos originais com foto como Identidade, Carteira de Trabalho e/ou Passaporte. Quem não conseguir realizar as testagens no dia, poderá agendar atendimento através dos telefones (22) 2796-1704 e 2796-1234, no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h.


Fotos Relacionadas