Foto: Moisés Bruno
População pode contar com vários serviços na praça Washington Luis
Comemorado nesta segunda-feira (07), o Dia Mundial da Saúde segue com programação relacionada ao tema até quinta-feira (10). A prefeitura instalou várias tendas na praça Washington Luis, local onde está a tenda "Todos contra a Dengue", para oferecer vários serviços para a população, das 13h às 17h.
A programação conta com a participação da Coordenação de Enfermagem, Educação em saúde, Centro de, Referência do Diabético (CRD), Centro de Cardiologia do C.S. Jorge Caldas, Corrdenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), Cemeaes, Centro de Controle de Zoonose (CCZ),subsecretaria Municipal de Odontologia, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, subsecretaria municipal de Políticas para as Mulheres, Grupo de Trabalho de Violências e Acidentes(VS) e Hiperdia (Vigilância em Saúde).
São oferecidos serviços de práticas de Alimentação Saudável, Promoção de Higiene e Saúde Bucal, Práticas e Prevenção da Hipertensão Arterial e Diabetes, Prevenção da Dengue, Prevenção do consumo de cigarro,álcool e drogas, Políticas de Prevenção de Violências e Acidentes e Práticas da Cultura da Paz. Além de apresentação do Teatro “GRUTAS” e distribuição de material educativo.
O coordenador do Cemeaes, Adriano Marques, informa que às 18h será realizada uma atividade especial. "Sempre às 17h teremos uma ginástica laboral para que toda a população possa participar dessa prática integrativa e saúdavel", explica o coordenador.
Evento ressalta o cuidado em relação ao mosquito da dengue
O evento na praça também é para lembrar à população que não se pode descuidar do combate ao mosquito transmissor da dengue. O secretário de Saúde, Flávio Antunes, acrescenta que na região a doença predominante é a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e pode matar. “A proposta é chamar a atenção da população para reduzirmos o índice de infestação do mosquito e, com isso, evitar a doença”.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e proteção contra os vetores que transmitem estas doenças. A prefeitura tem realizado diversas ações como a retirada de material que acumule água nas casas e em terrenos baldios; verificação de domicílios que se encontram fechados; cobertura de caixas d´água com telas, entre outras providências. Os cidadãos têm ainda o telefone gratuito (aceita ligações por celulares) para denúncias e solicitações: 0800 022 64610800 022 6461.