Foto: Moisés Bruno
Centro de Saúde Jorge Caldas recebeu campanha com orientação sobre os principais fatores de risco
Uma ação realizada na manhã desta quinta-feira (12), no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, lembrou o Dia Mundial do Rim. O evento foi organizado pela Clínica de Doenças Renais (CDR) em parceria com o Programa das Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT, da secretaria de Saúde. O objetivo foi alertar quem passava pelo local sobre a importância da prevenção, como a necessidade de beber água para evitar a doença.
A psicóloga da Clínica de Doenças Renais (CDR), Eveline Candeco, conta que a ação no Centro de Saúde Jorge Caldas foi realizada com distribuição de panfletos e orientação sobre os principais fatores de risco que a doença pode causar na pessoa.
- Incentivamos as pessoas a tirarem fotos com a moldura do Instagram e o símbolo #eubeboágua. Quem participou da brincadeira ganhou um copo para não esquecer de consumir água - acrescentou.
Ela destacou ainda que a principal medida de prevenção é beber bastante água, diminuir o consumo de sal e se houver casos de diabetes na família, a atenção deverá ser redobrada.
A assistente social do CDR, Aline de Souza Gonçalves, que também participou do trabalho de conscientização, informou que uma das principais dúvidas das pessoas é sobre como podem diagnosticar a doença.
- Nós orientamos a pessoa a procurar um nefrologista para que ele possa indicar a realização dos exames de sangue e dessa forma diagnosticar ou não se a pessoa possui algum problema - orienta.
A médica nefrologista, Simária Amaral Ojeda, informou que a doença renal é causada por fatores como vida sedentária, tabagismo, obesidade, mau hábito de não beber água e de ingerir excesso de remédios, principalmente anti-inflamatórios, sem prescrição médica.
A recepcionista Selma Barros Simões aproveitou a campanha do Dia Mundial do Rim no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e entrou na brincadeira, tirando foto com a moldura do Instagram. "Ainda bem que bebo muita água. Achei ótima essa campanha para alertar sobre a prevenção da doença", conclui.