Foto: Moisés Bruno
Turistas e visitantes vão ser orientados também nas cachoeiras
Para garantir a sustentabilidade do turismo no Sana, a Prefeitura de Macaé, por meio de diversos órgãos do governo, realiza a partir deste sábado (11), às 10h, uma força-tarefa que visa o ordenamento do distrito, localizado na região serrana. A ação acontecerá no portal da localidade e nas cachoeiras.
O projeto "Ações de Ordenamento no Sana" reúne atividades das secretarias de Ordem Pública, Ambiente, Mobilidade Urbana, além da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Empresa Municipal de Saneamento (Esane), Guarda Municipal, Guarda Municipal Ambiental, Defesa Civil e Fiscalização de Posturas.
Na manhã desta quarta-feira (8), representantes desses órgãos participaram de reunião no Centro Administrativo Luiz Osório com a proposta de traçar estratégias para a primeira ação. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, a ideia é integrar os serviços.
"O Sana necessita de uma atenção especial por sua importância para a preservação ambiental e turística. E tudo isso tem que acontecer de forma sustentável. Portanto, toda semana estaremos na região. A partir da terceira semana, iremos nos reunir novamente para fazer uma análise das ações e propor melhorias no que for preciso", disse o secretário.
No Portal do Sana estarão oito funcionários da prefeitura, que irão sensibilizar o visitante quanto ao ordenamento do turismo e características da Área de Proteção Ambiental do Sana (APA), além de normas de visitação ao Vale do Peito de Pombo e controle ao acesso de ônibus.
Na base operacional da Secretaria de Ambiente, que fica na entrada do Vale do Peito de Pombo, onde estão localizadas as principais cachoeiras da localidade, funcionará a segunda parte da força-tarefa, que beneficiará o meio ambiente nesse distrito.
Neste local, o horário de visitação é entre 8h e 18h, podendo haver alterações de acordo com as condições climáticas.
Orientações
Outro intuito é cumprir a Resolução 004/2010 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), orientando os turistas e visitantes sobre diversos quesitos para usufruir das cachoeiras e visitar o Vale do Peito de Pombo.
As orientações são as seguintes; é proibido o tráfego de veículos motorizados e de bicicletas naquele local, levar animais domésticos, praticar esportes, portar isopores, caixas e similares que sirvam para acondicionar mercadorias e produtos, levar e consumir bebidas alcoólicas, portar objetos de vidros ou aparelhos que promovam ruídos elevados, entrar com churrasqueira, acampar, e utilizar óleos bronzeadores ou utilizar produtos que venham causar incêndio.