Levar aos alunos da rede municipal de ensino princípios como cooperação, igualdade, respeito, cidadania e uma boa liderança, aliada ao conhecimento. Esta é a finalidade da ação “Pequenos Líderes”, que atendeu 833 estudantes da Educação Infantil e dos 1º ao 5º anos de escolaridade do Ensino Fundamental. No total, 24 escolas da rede municipal de ensino participaram da ação neste ano letivo de 2012.
O trabalho iniciado no segundo semestre é ministrado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. Coordenado pela equipe do Programa "Educação para Paz – projeto: Conselho Escolar", o projeto envolveu contadores de histórias da rede municipal, que abordaram regras e situações positivas e negativas que podem acontecer no dia-a-dia do aluno. Além disso, foram ministradas atividades, redações e dinâmicas que levam os alunos a refletir e debater ações do cotidiano.
Entre as unidades municipais que receberam a ação “Pequenos Líderes” estão escolas como Colégio Municipal Neuza Goulart Brizola, Escola Municipal de Educação Infantil Esméria Reid, Átilla de Aguiar Maltez Júnior e de Educação Infantil Maria Cecília Furtado
Como resultado das atividades desenvolvidas, a coordenação do projeto está preparando a edição de um livro cujo enfoque será “Liderança”. A obra vai abordar as melhores produções, como frases e desenhos produzidos pelos alunos dos 1º e 2º anos, e textos mais amplos feitos coletivamente pelos estudantes do 3º ao 5º ano, que elucidaram assuntos como Paz e fatos da cidade em que vivem. Já a Educação Infantil foi responsável por cartazes e desenhos com pequenas frases. O livro vai fazer parte de bibliotecas e salas de leituras das escolas atendidas.
Segundo a responsável técnica pelos Conselhos Escolares, Rogélia Rozendo, os outros textos, que não foram selecionados a coordenação vai encaminhar para as escolas municipais atendidas para que seja feito um trabalho pedagógico específico nas próprias unidades.
Para o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, a proposta é consolidar o projeto para que no próximo ano letivo, não seja apenas publicado o livro “Liderança”, mas que as atividades sejam ampliadas para outras escolas municipais.
- Através de projetos como estes, os alunos têm a oportunidade de desenvolver as capacidades de reflexão, crítica e também de sugestões sobre o que acontece ao seu redor. Estamos satisfeitos com os resultados alcançados, disse
Para a execução do “Pequenos Líderes”, uma equipe multidisciplinar dos Conselhos Escolares visitou escolas e realizou atividades junto aos professores de turmas, levando-os à reflexões e debates quanto à comunidade escolar, dia-a-dia, o papel de um líder e direitos e deveres.
A coordenadora do programa Educação para Paz, Sônia Terezinha Gonçalves, observou que este projeto se destacou no segundo semestre, pois trabalhou a liderança.
- Os alunos se tornam multiplicadores de informações e podem até ter a chance de se tornarem representantes seja na escola (líder de turma), comunidade ou qualquer outro setor da sociedade. Tudo isso em prol da cidadania e da paz, contou.
Satisfeita, a diretora da escola Maria Cecília Furtado, Jane Valéria Rômulo, admitiu que a ação mudou a concepção de vida de muitos estudantes. “Eles agora refletem sobre o que é certo e errado e tentam se destacar nas tarefas para se tornarem líderes, o que pode influenciar em toda a trajetória infantil”, concluiu.