Ação preventiva contra meningite prossegue com mais um dia de vacinação nas escolas

22/08/2014 17:28:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Moisés Bruno

A vacinação nesta sexta-feira (22) aconteceu em uma escola do bairro Novo Botafogo

Ações preventivas contra a meningite continuam a ser realizadas no município. Na tarde desta sexta-feira (22), uma equipe da Secretaria de Saúde esteve na escola Professora Marli Vasconcelos Lemos, no Novo Botafogo, para vacinar alunos de dois a cinco anos. Foram disponibilizadas 210 doses da vacina.

De acordo com informações da diretora da unidade de ensino, Cláudia Márcia Tomaz, a vacinação ocorreu de forma tranquila. Ela conta que antes de receber a vacina, todos os alunos passam por uma triagem realizada pelos profissionais de saúde para verificação da caderneta de vacinação e da autorização dos pais ou responsáveis.

- A equipe verifica se a criança já recebeu a vacina. Caso ela já tenha tomado, é liberada. Para receber a vacina contra a meningite, é necessário levar a caderneta de vacinação original e a autorização dos pais ou responsável -, explicou.

Cláudia acrescentou ainda que a vacinação será realizada novamente na próxima sexta-feira (29), desta vez para as crianças que estudam no turno da manhã, de 8h às 11h.

Para a mãe de uma estudante de cinco anos de idade que foi imunizada na ação, Thaís Manhães, foi uma boa iniciativa aplicar a vacina na própria escola, evitando que ela se deslocasse até um posto de saúde.

Outra mãe que teve sua filha de seis anos vacinada, nesta sexta-feira, Rosicléia da Silva Ribeiro, elogiou a ação das Secretarias de Saúde e de Educação. “Moro no bairro das Malvinas e uma condução foi colocada à nossa disposição para trazer os pais e os alunos para receberem a vacina contra meningite. Isso ajudou bastante”, disse.

A enfermeira Dulcimara Rodrigues explica que só não podem receber a vacina as crianças que estiverem com febre alta e diarreia. Ela acrescenta ainda que a criança poderá apresentar algumas reações depois da vacina aplicada, como febre baixa e dor no local. Nesse caso, para amenizar, basta fazer uma compressa de gelo por alguns minutos.

Desde 2010, a vacina foi incluída pelo Ministério da Saúde no calendário de crianças até dois anos. Para atender ao público que nasceu antes deste ano, a Prefeitura de Macaé aumentou a faixa etária e adquiriu 30 mil doses.