Ação reforça importância da preservação da restinga

03/09/2022 10:04:00 - Jornalista: Joice Trindade

Na próxima segunda-feira (5), às 9h, vai acontecer o Mutirão de Confecção de Placas Autoexplicativas temáticas da Restinga, no espaço da horta comunitária do Barreto, (ao lado da UBS Barramares). Estão convidados moradores do bairro, estudantes de escolas próximas, funcionários do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ),além de universitários do curso de Ciências Biológicas participantes do Projeto Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD),que estão organizando o evento.

A programação é uma parceria do NUPEM, Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio (IFF). Haverá atividades específicas como roda de conversa e apresentações das abordagens “Conhecendo e experienciando a horta” e “Pinturas de placas temáticas da restinga”. As placas serão produzidas com materiais recicláveis, em sua maior parte encontrados na praia.

O mutirão é uma prévia da ação de plantio das áreas verdes, prevista para acontecer na segunda-feira (12), a partir das 9h, nas praias dos Cavaleiros (perto do Tênis Clube) e na Praia Campista (perto do posto BR). De acordo com o professor de Ciências Biológicas da UFRJ, Rodrigo Lanes, estes pontos, que vão ganhar novas mudas, passaram por retirada de espécies não nativas que estavam destruindo a restinga. “Este é um trabalho de ensino, pesquisa e extensão, pois vai destacar a educação ambiental e pesquisa. Estas áreas vão contar com plantio de mudas, trabalho este que passará por acompanhamento técnico e monitoramento do avanço”, explicou Lanes.

Já o Secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna, aponta que a Prefeitura de Macaé trabalha para reforçar a parceria com NUPEM-UFRJ, com ações voltadas para os campos de pesquisa em várias áreas de conhecimento. “Estamos ampliando a parceria com a universidade, ouvindo a ciência. O plantio será de fundamental importância para a Restinga. Esta é mais uma conquista que vai envolver a comunidade e também gerar resultados que a população precisa”, disse.

O Projeto PELD se configura como o mais longo projeto do NUPEM. O projeto teve origem relacionada à criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e foi novamente renovado em 2021, o que garantirá que o mesmo alcance 25 anos de duração e contribuição com conhecimentos únicos para a conservação de praias e restingas em todo o Brasil.


Fotos Relacionadas