A Equipe Motorola SOS Mata Atlântica estará realizando em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, a Motorola e o Ecomotion 2007 uma ação ambiental no município de Macaé, na Escola Municipal Neusa de Moura Brizola, na Barra de Macaé. A ação acontecerá na próxima sexta-feira (19) às 13h30m. Neste dia, os atletas da equipe vão ministrar a palestra “Terra, Planeta Água” para os alunos do sexto ano do ensino fundamental da escola.
Dois dias depois, a equipe participa do Ecomotion Pro, maior corrida de aventura da América Latina. A corrida acontece na região norte do Rio de Janeiro a partir de domingo, com 440 quilômetros em sete dias de prova. A corrida é uma das etapas do Circuito Mundial de Corrida de Aventura (AR World Series).
Durante a visita à escola, a equipe vai doar um microcomputador cedido pelo Ecomotion, e um kit de análise de água, como parte do projeto “Observando nossas águas”, da Fundação SOS Mata Atlântica. O projeto monitora a qualidade das águas em mais de 300 pontos, em convênios realizados com escolas e comunidades em regiões estratégicas, e visa à fomentação de novos pólos de preservação ambiental.
No encontro com os alunos, também será abordada pela equipe a questão do descarte apropriado de baterias de aparelhos celulares. Esta questão fundamental para a preservação do meio ambiente está sendo trabalhada pela Motorola no Projeto EcoMoto, que recolhe baterias de telefones celulares de qualquer marca, e envia o material para usina de reciclagem na Bélgica. O Brasil não dispõe de tecnologia para processar e separar para reaproveitamento os metais pesados encontrados nas baterias de telefones celulares.
Além de entregar uma apostila que explica os perigos do descarte de baterias de celulares na natureza aos professores da escola, a equipe vai propor uma divertida gincana entre as turmas do sexto ano. Durante os dias de realização do Ecomotion, os alunos deverão recolher na comunidade de Macaé o maior número de baterias de celulares para reciclagem possível. A classe que recolher mais baterias neste período vai ser premiada com kits de material da Motorola e rádios comunicadores Motorola Talkabout.
O Ecomotion/pro 2007 está tendo o apoio da prefeitura de Macaé, através da Secretaria Especial Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e da Secretaria Especial Municipal de Educação.
Ecomotion Pro
Cerca de 50 equipes participam este ano do Ecomotion Pro, incluindo sete das oito primeiras colocadas no Mundial 2007. No percurso, vai do Rio de Janeiro até próximo à divisa com Espírito Santo, provas de Mountain bike, trekking, canoagem, técnicas verticais e, este ano, também equitação, já que um trecho deverá ser com os quatro integrantes à cavalo.
Este ano, o Ecomotion/Pro servirá como seletiva para o Campeonato Mundial de 2008, que será realizado no Brasil no próximo ano. Garantem vaga no Mundial os dois primeiros colocados. A premiação em dinheiro no Ecomotion/Pro 2007 chega a US$ 60 mil, divididos entre os oito primeiros classificados.
Para percorrer os 444km será preciso unir técnica e estratégia. Outros obstáculos aos atletas são o sono, a fome, o cansaço, o medo, a dor, uma vez que a prova sete dias ininterruptos, com os participantes atravessando madrugadas embrenhados no mato ou atravessando rios e mares. Apenas na cerimônia de abertura, no dia 20, véspera da largada, é que as equipes conhecerão o mapa da prova, informação guardada a sete chaves até o momento.
A estrutura do Ecomotion / Pro levou seis meses para ser planejada. Ao todo, 450 pessoas participam da organização do evento, que conta com apoio logístico de dois helicópteros, quatro ônibus, 40 carros, dez vans, cinco caminhões, 100 caiaques duplos e 100 infláveis, 20 botes de rafting e oito barcos de segurança.