Foto: Divulgação
A campanha foi encerrada no Programa Bolsa Família
Semana de Sensibilização Comemorativa da Luta das Pessoas com Deficiência terminou com êxitos e atingiu um grande número de servidores municipais. A campanha utilizou o tema “Acessar sim, limitar não!”, percorreu cerca de dez órgãos públicos e foi encerrada, na manhã desta quarta-feira (1°), no Programa Bolsa Família (PBF). Dados da Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, mostram que cerca de 500 pessoas foram sensibilizadas na luta da Pessoa com Deficiência.
Segundo a subsecretária Camila Butinholli, a “semana” acabou, mas, a luta continua. “Podemos dizer que a Semana de Sensibilização foi bem sucedida junto ao público interno, porém, em Macaé, existem mais de 53 mil pessoas que declararam alguma deficiência em grau de dificuldade de maneira muito ampla. Assim, a luta do município não para por aqui. Pretendemos atingir a sociedade como mudança de olhar para a questão das deficiências, através da abordagem e como forma de promover uma discussão ampla e democrática, formando uma sociedade mais justa e igualitária, acessível, buscando conscientizar todos sobre as pessoas com deficiência”, assinalou Butinholli.
Os grupos com deficiência que residem em Macaé são os seguintes: visual (537), auditiva (306), motora (1.674). O número de deficientes mental intelectual (altistas, sequelas de traumatismo ou do parto, com problemas congênitos...) somam cerca de dois mil. É meta da prefeitura criar ambientes de circulação e de vida mais acessíveis e mais inclusivos. “Precisamos aprender a lidar com as diferenças, pois apesar de quaisquer limitações físicas ou psíquicas, existe um sujeito, uma pessoa” disse a subsecretária.
A sensibilização ocorreu com o grupo de usuários do Programa de Apoio Especializado à Família (Paefi) e com servidores do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas); colaboradores e servidores da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) e com o público e funcionários da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), entre outros. Nestes espaços foram abordados temas como: os tipos de deficiência, classificação, como tratar as pessoas com deficiência, direitos e políticas públicas.