Foto: Ana Chaffin
No Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) houve um aumento de 105% no número de famílias que forneceram alimentos
Visando apresentar as ações do setor agrícola do município nos últimos anos, o secretário de Agroeconomia de Macaé, Carlos Eduardo Jardim, se reuniu nesta terça-feira (03), na sede da secretaria com produtores da agricultura familiar, agricultores e pecuaristas locais para um café da manhã.
Durante o evento o secretário apresentou o relatório de gestão detalhando os impactos das ações de fomento à agricultura.
“O comprometimento da gestão municipal com a agricultura do município foi fundamental para alcançarmos bons resultados. Os destaques são a celebração de convênios com os governos do Estado do Rio de Janeiro e Federal, a patrulha mecanizada, que foi toda reformulada, o incentivo amplo de doação de calcário, adubos, assistência técnica o que consequentemente representou o aumento potencial da produção de alimentos da agricultura familiar”, pontuou.
“Em 2021 tínhamos 172 famílias e atualmente são 356 famílias fornecendo diversos alimentos para merenda escolar”, disse.
“Oferecendo melhores condições de trabalho em suas atividades gera-se qualidade de vida à toda comunidade rural. A aquisição de implementos, fortalece o pequeno produtor rural e consequentemente amplia a infraestrutura agrícola. Os equipamentos agrícolas são de suma importância para a mecanização agrícola das comunidades rurais do município, atendendo aproximadamente 600 famílias que reúnem agricultores familiares, fornecedores de alimentação escolar, produtores de leite e carne e feirantes”, falou.
“Vivemos um momento pujante da agricultura familiar, pois o grande gargalo da agricultura é a tecnologia e hoje podemos contar com secretaria através do apoio técnico, ajuda de maquinário, fornecimento de adubos e calcário, além de melhoria das estradas. Saí de uma produção de uma tonelada de alimentos por ano, para 17 toneladas. Atualmente produzo banana, abóbora, aipim, hortaliças e feijão. A expectativa é aumentar a produção, já que a prefeitura vem implementando novas ações de apoio e incentivo para o pequeno produtor”, contou.
“A implementação de um programa disse tem um potencial transformador para a economia local, já que o município, atualmente dependente de outros centros para o abastecimento de derivados lácteos”, observou o secretário.