logo

Ações da Prefeitura vão beneficiar moradores do Parque Aeroporto

01/10/2007 08:29:12 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A secretaria Executiva de Obras (Semob) de Macaé intensifica ações para melhoria da qualidade de vida dos moradores do Parque Aeroporto, subdistrito mais populoso do município. Segundo informa o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, estão em processo de licitação a cobertura dos valões das ruas 4 e 2 e a transferência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para outro local.

O projeto da prefeitura prevê a desativação da atual ETE situada no bairro e a construção de nova Estação e ampliação da rede de esgoto para recolher os dejetos. Essa nova ETE será construída em área situada nas proximidades do Terminal de Ajuda. A transferência da Estação atende a reivindicação dos moradores. A área onde hoje a ETE se situa será aproveitada para construção de projetos comunitários.

- O governo Riverton Mussi vai intensificar ações para a melhoria do recolhimento e escoamento do esgoto do Aeroporto. A rede hoje existente é antiga para atender a uma comunidade que cresce a cada dia. Quando foi ampliada, a ETE do Aeroporto visava captar o esgoto de cerca de 20 mil moradores, mas hoje o bairro e as localidades do entorno já cresceram e a ETE, que é antiga, vem apresentando problemas – disse o secretário de Obras, Tadeu Campos.

O subsecretário de Obras, o engenheiro Mário Bucker, informa que a atual Estação de Tratamento do Parque Aeroporto está funcionando, e conta com quatro decantadores, sendo que o tratamento do esgoto, que era biológico, foi mudado no governo anterior para tratamento químico, com uso de cloreto férrico e polímero, além do processo de clarificação primária quimicamente assistida.

A ETE trata aproximadamente 40 a 50 litros de esgoto por segundo com capacidade para atender a uma população de cerca de 25 mil pessoas. Essa ETE será desativada e nova estação será construída no terreno desapropriado pelo prefeito Riverton Mussi ao lado do Terminal da Ajuda. Com a transferência da ETE para outro local, o prefeito Riverton Mussi cumpre promessa de campanha feita à população do Aeroporto: a da retirada da ETE de dentro da localidade.

- A nova ETE, cujo projeto está em fase de licitação, vai atender a uma população de até 50 mil pessoas, recolhendo e tratando o esgoto do Parque Aeroporto e localidades situadas no seu entorno. Será uma ETE moderna, com tratamento terciário – explica Mário Bucker.

Parque Aeroporto será atendido com recuperação de ruas e praças do bairro

A Semob conclui um levantamento para recuperação das ruas e praças do Parque Aeroporto, como vem sendo feito nas ruas e praças da Imbetiba e do centro da cidade.

- O prefeito Riverton Mussi já colocou a sua intenção de levar o projeto de recuperação das ruas ao Aeroporto. Esse projeto hoje está recuperando 60 ruas do centro da cidade e da Imbetiba e será estendido à localidade. As principais ruas do bairro vão receber nova pavimentação e sinalização, assim como recuperação dos meios-fios, canaletas, tampas de bueiro. Os estudos para levantamento das necessidades e dos custos do projeto já estão sendo efetuados pela Semob e, em breve, o prefeito vai anunciar essa boa nova para os moradores do Aeroporto – disse Tadeu Campos.

O secretário informa que os estudos prevêem também a melhoria das praças da localidade, que está também incluída no projeto de modernização da rede de iluminação pública, como já vem acontecendo em vários locais do município.

O Parque Aeroporto

Segundo informações do agente da Cehab no município, Marcos Antonio Carvalho, o Marquinhos Cehab, que é também o presidente da Associação de Moradores do Parque Aeroporto, o conjunto habitacional foi construído pelo governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação (Cehab).

Em março de 1983, 2.047 unidades habitacionais foram entregues aos primeiros moradores. Em 1992, a Cehab construiu no local mais 89 casas. O bairro foi entregue com toda infra-estrutura – rede de água, esgoto, energia elétrica. Para tratar o esgoto, o conjunto habitacional contava com uma pequena Estação de Tratamento (ETE) para atender a uma população de até cinco mil pessoas. A localidade tinha então cerca de quatro mil moradores. Hoje, vivem no bairro quase 40 mil pessoas.

Com o crescimento do Parque Aeroporto além das expectativas, a Prefeitura de Macaé ampliou a rede de esgoto e a ETE, que é a que existe hoje. Mesmo com essa ampliação e com a atuação das secretarias Executivas de Obras (Semob) e de Serviços Públicos (Semusp), a atual rede não tem condições de absorver todo o esgoto do bairro. Por essa razão, o governo Riverton Mussi vai desativar e transferir a ETE para o outro local. Com a nova ETE, a rede de esgoto será ampliada para atender ao crescimento populacional do Parque Aeroporto e também das localidades próximas.

Marquinhos Cehab disse que a comunidade apóia as ações da prefeitura e está aguardando as melhorias no bairro, como anunciou o prefeito em recente reunião no Parque Aeroporto.

- Estamos confiantes no trabalho do prefeito e de suas secretarias em nossa localidade – concluiu Marquinhos.