logo

Ações em Macaé celebram o Dia Mundial da Saúde

07/04/2010 17:09:03 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Arquivo Secom

Objetivo é alertar a população macaense sobre prevenção

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Secretaria Municipal de Saúde de Macaé realiza uma série de eventos com o objetivo de alertar a população macaense sobre prevenção e promoção à saúde. Em 2010, o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a campanha é "1000 Cidades. 1000 Vidas".

Nesta quarta-feira (7), o Dia Mundial da Saúde está sendo comemorado nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF/PSF), junto aos programas de prevenção e promoção à saúde, que já fazem parte do dia a dia de trabalho das equipes, como grupo de gestantes, de adolescente e saúde bucal. Na ocasião, a população está tendo acesso a serviços de educação, saúde e promoção à qualidade de vida. O Programa de Gotas Homeopáticas da Prefeitura também atuou no Centro de Saúde Dr. Jorge Caudas, no Centro.

Já nesta quinta-feira (8), o Programa de Educação em Saúde, vinculado à Saúde Coletiva do município, da Secretaria de Saúde, estará às 9h no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, com o Grupo Teatral Arte em Saúde Grutas, apresentando esquetes sobre dengue. E às 15h, também no Jorge Caldas, o tema das esquetes será hipertensão.

Continuando a programação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a equipe da Educação em Saúde visita, nesta quinta e sexta-feira, salões de beleza nos bairros Miramar e Visconde, orientando podólogos e manicures sobre a hepatite B.

Também quinta-feira, a partir das 16h, na feirinha da Praça Veríssimo de Melo, serão distribuídos folhetos com orientação para evitar a dengue.

"1000 Cidades, 1000 dias"

É o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de Abril. Estão sendo organizados eventos em todo o mundo, durante essa semana - 7 a 11 de abril de 2010 - convidando as cidades a disponibilizar espaços para atividades de saúde. O tema escolhido para este ano destaca o efeito da urbanização sobre a saúde coletiva, a nível global, e para cada um de nós individualmente.

1000 cidades: abrir espaços públicos para a saúde, quer se trate de atividades em parques, campanhas de limpeza ou fechamento de vias a veículos motorizados.
1000 vidas: compilar 1000 histórias de campeões de saúde urbana, que tomaram medidas com impacto significativo na saúde das suas cidades.


O Dia Mundial da Saúde – Indicações da OMS

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia.

É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.

Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.

O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.

Campanhas de vacinação também é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas.

Participar de pequenas associações também é uma forma de buscar informações sobre a manutenção da saúde, pois estas estão diretamente ligadas a governantes, que devem assumir tais responsabilidades; promover discussões e reflexões visando maior amplitude do tema, buscando soluções para manter o saneamento ambiental, garantindo o desenvolvimento social e econômico de um país.

Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade.

Através de uma boa alimentação as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a saúde própria, evitando despesas com planos de saúde e remédios.